DEFENDENDO O SEU CAMPO DE LENTILHAS!


E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.

Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. (2° Samuel 23.11,12)


Depois dele era Samá, filho de Agé ararita. Os filisteus haviam-se ajuntado em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus.

Porém este se pôs no meio do terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus: e Jeová efetuou um grande livramento. (2° Samuel 23.11,12)

Queridos e queridas considero-me um venturoso por Deus em poder compartilhar convosco tão nobre e relevante texto sagrado que nos propicia um valoroso e elevado aprendizado de atitudes de fé que glorifica a Deus e nos conduzem ao patamar da maturidade espiritual. 
O texto em apreço nos relatam histórias de homens que não cediam aos ataques do inimigo. Antes, defendiam a sua bênção, não importando o que custassem. 
Os versículos 11 e 12 do capítulo em questão aborda a atitude de homem chamado Samá filho de Agé o ararita. Este homem, um dos principais valentes de Davi, possuidor de um campo de lentilhas, pôs-se no meio daquele campo e não arredou o pé mesmo cercado por uma multidão de inimigos.
Queridos e queridas eu indago a vós outros: Qual tem sido a vossa atitude de diante dos inimigos? Qual é a vossa reação? você permitido o inimigo possuir aquilo que Deus te outorgou?
A bíblia relata que os israelitas, ao verem os filisteus, fugiram; Samá, porém, permaneceu em seu propósito!
Que os nossos inimigos são inúmeras multidões, isto é fato!
A pergunta é: como tem sido o meu comportamento diante deles?
Samá manteve-se destemido;
Não aceitou a derrota;
Não aceitou o fracasso;
Não aceitou ser escravo dos inimigos;
Estava decidido a defender o seu campo.
"Sozinho, ele enfrentou os filisteus e os pôs em fuga.
Deus operou um grande livramento.
O Senhor nosso Deus reage às nossas ações e atitudes.
Deus opera em concomitância conosco.
Deus conta conosco na execução dos seus propósitos.
Ao que parece, Deus limita as suas ações às nossas.(parece um paradoxo).
Queridos irmãos e queridas irmãs, o Pai Celestial deseja que no seu Reino sejamos guerreiros e que estejamos sempre prontos para guerrear; seja atacando ou defendendo.
Muitos não estão dando a devida ou nenhuma importância a determinados campos de lentilhas e por isso o inimigo tem causado grandes estragos, quando não irreparáveis.

Quais são os meus campos de lentilhas?

A mente é um dos meus campos preciosos e um dos mais atacados pelo inimigo. Muitos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganho a batalha em sua mente.Vamos considerar em primeiro lugar o caso da nossa MENTE; é nela que Satanás costuma ganhar muito terreno, fazendo sempre pressão sobre o nosso modo de pensar. Como ele leva vantagem sobre nós nessa área! 
Como você já sabe, a nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - faz parte da nossa alma. A vida de Deus não é “raciocínio lógico”, ainda que ela não seja de nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás não controle o nosso modo de pensar. E Satanás só ganha muito terreno na área da enfermidade simplesmente porque não rejeitamos a sua sugestão. Ele faz você pensar numa enfermidade qualquer, e se você não rejeitar a sugestão, ele a reforça com dores e sintomas a ponto de você SE CONVENCER de que está enfermo.
A enfermidade é uma MENTIRA de Satanás na qual a pessoa acredita.  
Ouça o apóstolo Paulo:  “... o pecado (e isso inclui a enfermidade, que veio ao mundo por causa do pecado) NÃO TERÁ DOMÍNIO sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.” (Romanos 6:14)
“... não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4:27) 
Temos de reconhecer, no entanto, que Satanás ataca sutilmente, e de tal modo que chegamos a considerar perfeitamente razoáveis as suas sugestões maliciosas. Temos de ter muito cuidado nesse sentido, como nos adverte o apóstolo Paulo em 2ª Coríntios 11. 3 e 14:
"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo... E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz."
Veja, por exemplo, uma maneira que Satanás muito usa contra nós - A ansiedade, a qual muitas vezes parece ser algo “razoável”. Pedro nos exorta a respeito em 1 Pedro cap 5 verso 7:
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
A palavra “ansiedade” no texto original quer dizer: “distração”, e isso expressa com muita propriedade toda a ação de Satanás na área da nossa mente, pois o que ele procura sempre é “destruir-nos” ou tirar o nosso pensamento da Verdade de Deus.
O Salmista nos faz uma exortação similar:  “Confia (dá) os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá.” (Salmos 55:22)
Vigiemos amados irmãos e amadas irmãs. Vivamos cada momento a mente de Cristo Jesus.
Nossa Fé Salvífica em Cristo é o outro campo cobiçado pelo inimigo.
Lutemos incansavelmente pela nossa salvação em Cristo Jesus, que custou um preço inimaginável. 
O diabo não dorme e é paciente e oportunista. Não existe a proposta de uma vez salvo, salvo para sempre. A salvação é uma prática. O Senhor Jesus virá a qualquer momento para arrebatar a Igreja ou para o indivíduo, portanto, e minha incumbência a constante e contínua prática da salvação. Ser salvo é conquista diária, diante de batalhas diárias, contra um inimigo comum que fará de tudo para nos roubar a salvação. 
Vigiemos irmãos e irmãs para perdermos o que temos ganhado, antes, recebamos o completo galardão.
A família é outro campo precioso cobiçado pelo inimigo.
A família é a célula mater da sociedade.
Família doente é por conseguinte, igreja doente, sociedade doente.
Família cheia de Deus, é uma Igreja cheia de Deus, é uma sociedade que vive e respira Deus.
Desde o princípio há uma intensa perseguição do inimigo contra a família. 
Amados e amadas, enxerga a tua família, casamento, filhos e cônjuges como um precioso e valioso campo de Deus para você! Lute com todas as tuas forças que Deus te deu e defenda a tua família, cônjuges, filhos dos ataques do inimigo. Faça o que puder! Jejuem! intercedam! consagram a tua vida em favor de tua família! Não ceda aos apelos e ataques do inimigo! Deus tem à tua disposição todas as armas e ferramentas que te fará um vencedor nessa batalha. Não dá o braço a torcer. Se você se dispor a lutar em favor dos teus, pela oração, ensino da palavra, jejum, culto doméstico, vigílias, o Senhor operará através de ti um grande livramento. 
O teu trabalho é o campo de lentilha
Deus te pôs no trabalho em que você está para te abençoar, e que ali sejas um canal de Deus para abençoar a outros.
Defenda o teu campo de lentilha, fazendo o que é certo, honesto e com amor.
O teu trabalho não é apenas para pagar contas...o teu trabalho é o teu campo missionário. Permita que os que estão à tua volta veja a luz de Cristo em ti. E assim, através de ti neste campo, Deus operará grande salvação.
A Igreja é o nosso campo de lentilha
A bíblia nos falam que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo. Entretanto, o inimigo sorrateira e sutilmente, tem causado grandes estragos e feridas abertas na vida de muitos cristãos, principalmente, obreiros e ministérios. Não vamos ceder às investidas de satanás, antes, pelos instrumentos e armas outorgadas pelo Senhor nosso Deus, destruiremos as forças malignas.

Lembrando que, a nossa luta não é uma pessoa contra a outra. A nossa guerra é pura e simplesmente contra os poderes das trevas representados por satanás e seus asseclas, contra o sistema pecaminoso e rebeldes contra Deus e contra a nossa velha e insistente natureza pecaminosa.
Portanto amada igreja, estejamos arraigados no Senhor e na força do seu poder. Combatendo contra o mal e vigiando contra as astutas ciladas do inimigo.
Se você está sendo desafiado, saiba que o poder de Deus está sobre a sua vida.
Só perdemos para nós mesmos.
Deus está conosco! Não abramos mãos do que o Senhor nos deu! Não tenhas medo da multidão de inimigos! Através de ti, o Senhor operará grandes vitórias e livramentos.
Que Deus em Cristo vos abençoe com a presença do Espírito Santo, amém!







Comentários