COMO FALAR COM O PAI CELESTIAL!



PORTANTO, VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
VENHA O TEU REINO. SEJA FEITA A TUA VONTADE, TANTO NA TERRA COMO NO CÉU.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE.
PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.
NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL.
PORQUE TEU É O REINO E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE. AMÉM.
POIS SE PERDOARDES AOS HOMENS AS SUAS OFENSAS, TAMBÉM VOSSO PAI CELESTIAL VOS PERDOARÁ A VÓS.
PORÉM SE NÃO PERDOARDES AOS HOMENS AS SUAS OFENSAS, TAMBÉM VOSSO PAI CELESTIAL NÃO PERDOARÁ AS VOSSAS (MATEUS 6.9-15).



LEITURA EM HEBRAICO

 AVÍNU SHEBASHAMÁIM ITQADASH SHEMEKHA.
TAVÔ MALKHUTEKHA,
IEASSÉ RETSONEKHA CAASHER BASHAMÁIM GAM BAÁRETS.
ET LÉHEM HUQUÊINU TEN LÁNU HAIÔM.
UMEHAL LÁNU AL HOVOTÊINU CAASHER MAHÁLNU GAM ANÁHNU LEHAIAVÊINU.
VEAL TEVIÊINU LIDÊI NISSAIÔN KI IM TEHALTSÊINU MIN HARÁ.
KI LEKHÁ HAMAMLAKHÁ VEHAGVURÁ VEHATIFÉRET LEOLMÊI OLAMIM. AMÉN.
TRADUÇÃO:
 PAI NOSSO QUE NOS CÉUS ESTAR, SANTIFICADO TEU NOME. VENHA TEU REINO, FAÇA-SE TUA VONTADE COMO NOS CÉUS TAMBÉM NA TERRA. O PÃO COTIDIANO DÁ A NÓS HOJE. E PERDOA A NÓS NOSSAS DÍVIDAS COMO PERDOAMOS TAMBÉM NÓS AOS QUE NOS DEVEM. E NÃO NOS FAÇA IR PARA AS MÃOS DA TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL. POIS A TI A REALEZA, O PODER E A GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.
QUERIDOS E QUERIDAS, ACREDITO QUE A MAIOR PARTE DOS HABITANTES DA TERRA, SABE DE COR E SALTEADO ESTAS PALAVRAS DE JESUS. HAJA VISTA SER O CRISTIANISMO, A "RELIGIÃO SEGUIDA" POR MAIS DE 2/3 DA POPULAÇÃO MUNDIAL. E, POR CONSEGUINTE, É A PRIMEIRA LIÇÃO QUE A CRIANÇA "APRENDE" PASSANDO DE PAI PARA FILHO:  "APRENDER O PAI NOSSO".
PORÉM, O QUE JESUS QUIS DE FATO TRAZER AO NOSSO CONHECIMENTO, NÃO FOI PARA REPETIRMOS ESSA SUA CITAÇÃO E SIM, COMO NOS COMUNICARMOS COM O PAI CELESTIAL; É COMO SE JESUS NOS TIVESSEM ENTREGANDO UMA ETIQUETA DE APRESENTAÇÃO DIANTE DE DEUS; JESUS ESTÁ NESSE TEXTO, ENSINANDO OS SEUS DISCÍPULOS EM COMO SE APRESENTAR AO PAI EM ORAÇÃO, COMO TAMBÉM ENSINANDO-NOS O PASSO A PASSO DE NOSSO DIÁLOGO COM DEUS. VEJA A SEGUIR COMO SE DEVE ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS:

  1. PAI NOSSO: AQUI ESTÁ SE REFERINDO AO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS. PARA DEUS SER O MEU PAI, EU NECESSARIAMENTE TENHO QUE SER O SEU FILHO. PARA SER FILHO DE DEUS, É NECESSÁRIO ACEITAR A CRISTO COMO SALVADOR PESSOAL, E SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO (JOÃO 1.12/ ISAÍAS 63.13 / MATEUS 12.15 /GÁLATAS 4.6 /ROMANOS 8.15 /ROMANOS 8.14 / FILIPENSES 2.15 / 1ª JOÃO 3.1 / GÁLATAS 4.7 / MATEUS 5.9 / ROMANOS 8.16 / LUCAS 20.36). PARA SER OUVIDO POR DEUS EM MINHAS ORAÇÕES, É NECESSÁRIO TER ESSA FILIAÇÃO. JESUS USOU O PRONOME POSSESSIVO, NOSSO. OU SEJA, QUANDO EU VOU À PRESENÇA DE DEUS, SOMENTE SEREI ACEITO NO GABINETE DIVINO, SE ESTIVER DESPROVIDO DE EGOÍSMO E INDIVIDUALISMO. EM OUTRAS PALAVRAS, AO IR NA PRESENÇA DO SENHOR, É NECESSÁRIO LEVAR COMIGO, PESSOAS DO MEU CONVÍVIO COMO TAMBÉM, ÀQUELES QUE NÃO FAZEM PARTE DO MEU CONVÍVIO (aqui se fala do altruísmo: característica principal do Amor de Cristo).
  2. QUE ESTÁS NOS CÉUS: DIZ RESPEITO À POSIÇÃO DE DEUS EM RELAÇÃO A NÓS, AOS NOSSOS INIMIGOS E A TODO TIPO DE PROBLEMA. AQUI SE REFERE À GRANDEZA DE DEUS, À SOBERANIA DE DEUS, À SUPREMACIA DE DEUS. DEUS ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS; ACIMA DO BEM E DO MAL; ACIMA DA LUZ E DAS TREVAS; ACIMA DA VIDA E DA MORTE; ACIMA DAS MINHAS FORÇAS E FRAQUEZAS; ACIMA DAS MINHAS CONQUISTAS E FRACASSOS (SALMOS 2.4 / SALMOS 19.1 / ATOS 7.55 / MATEUS 15.16 / DEUTERONÔMIO 10.14 / SALMOS 14.2 / ISAÍAS 66.1 /DANIEL 2.28 / SALMOS 115.16 ). QUERIDOS E QUERIDAS, NÃO IMPORTA O QUE VOCÊS ESTÃO ENFRENTANDO, SE TENS A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE QUE RECEBEU A FILIAÇÃO DIVINA, DEUS ESTÁS NOS CÉUS, E AO MESMO TEMPO, JUNTO DE VOCÊS; ELE ESTÁ ACIMA DE TODO O PROBLEMA E DIFICULDADE.
  3. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: COMO SANTIFICAR O NOME DEUS? SANTIFICA-SE O NOME DO SENHOR: ADORANDO-O, REVERENCIANDO-O, NO VIVER DIÁRIO, NO TRABALHO, NO PROCEDER, NAS PALAVRAS DITAS, NOS PENSAMENTOS, NOS RELACIONAMENTOS, NA EVANGELIZAÇÃO, NOS LOUVORES. É DE SUMA IMPORTÂNCIA EM TERMOS UM SANTO ZELO PELO NOME DO SENHOR; NÃO BRINCAR COM O NOME DO SENHOR, NÃO COMETER ALGO QUE VENHA TRAZER ESCÂNDALO AO SANTO NOME DO SENHOR (ÊXODO 15.11 / SALMOS 29.2 / SALMOS 89.35 / SALMOS 93.5 / ISAÍAS 8.13).
  4. VENHA O TEU REINO: AQUI ESTÁ FALANDO DO REINO ESPIRITUAL DE DEUS; O GOVERNO DE DEUS EM AÇÃO; JESUS REINANDO NOS CORAÇÕES; AMPLIAÇÃO DO TERRITÓRIO DE DEUS EM DETRIMENTO DOS DOMÍNIOS MALIGNOS; DEVEMOS ORAR E DESEJAR SEMPRE, PELA MANIFESTAÇÃO DO GOVERNO ESPIRITUAL DE CRISTO UNIVERSALMENTE FALANDO. TODAS AS VEZES QUE ALMAS SE RENDEM AOS PÉS DO SENHOR JESUS, É O REINO DE DEUS EM AÇÃO; TODAS AS VEZES QUE VIDAS SÃO LIBERTAS DA AÇÃO DE SATANÁS, É O REINO DE DEUS DESTRONANDO O IMPÉRIO DAS TREVAS. O REINO DE DEUS É A DEMONSTRAÇÃO DO PODER DIVINO EM AÇÃO (MATEUS 26.52 / JOÃO 18.36 / JOÃO 12.31 / MARCOS 1. 14,15 / ISAÍAS 64.1 / MATEUS 6.33).
  5. SEJA FEITA A TUA VONTADE, TANTO NA TERRA COMO NO CÉU: QUANDO ROGAMOS PARA QUE A VONTADE DE DEUS SEJA FEITA AQUI IGUAL É FEITA NO CÉU, ESTAMOS DIZENDO PARA O SENHOR: SENHOR, ANELAMOS SINCERAMENTE QUE A TUA VONTADE E OS TEUS PROPÓSITOS SEJAM CUMPRIDOS EM NOSSA VIDA, EM NOSSA FAMÍLIA E EM TODAS AS VIDAS QUE HABITA A TERRA. PODEMOS CONHECER A VONTADE DE DEUS EM NÓS ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO E SUBMISSÃO À PALAVRA DO SENHOR E AO SANTO ESPÍRITO EM NOSSOS CORAÇÕES. A VONTADE DE DEUS É CUMPRIDA QUANDO ORAMOS PARA QUE O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA PREVALEÇAM ENTRE NÓS ( 1ª TIMÓTEO 2.4 / 2ª PEDRO 3.9 / EFÉSIOS 5.17 / SALMOS 143.10).
  6. O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE: QUANDO ASSIM ORAMOS, ESTAMOS RECONHECENDO QUE DEUS É QUEM NOS SUSTENTA E SUPRE NOSSAS NECESSIDADES. ESTE PÃO ENVOLVE TODOS ITENS DE SUBSISTÊNCIA PARA NÓS, TAIS COMO: ALIMENTOS, VESTES, CALÇADOS, CASA... OUTROSSIM, AO CITARMOS A FRASE O PÃO NOSSO, AUTOMATICAMENTE, ESTAMOS NOS OBRIGANDO A NÓS MESMOS EM COMPARTILHARMOS COM OS OUTROS DAS BÊNÇÃOS QUE DEUS NOS DAR; ESTAMOS SENDO A PADARIA DE DEUS; ESTAMOS SENDO A LOJA DE DEUS; ESTAMOS SENDO A HOSPEDARIA DE DEUS.
  7. PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES: NUMA EXEGESE MAIS APURADA, ESTE VERSÍCULO TRAZ A SEGUINTE EXPLICAÇÃO: DEUS, SE EU PERDOAR OS MEUS OFENSORES, QUE O SENHOR ME PERDOA. QUANDO RECUSAMOS A PERDOAR ÀQUELES QUE NOS CAUSOU ALGUM MAL, ESTAMOS NEGANDO A NOSSA CONDIÇÃO DE PECADORES QUE NECESSITA DO PERDÃO DE DEUS. É LÓGICO QUE QUANDO ACEITAMOS A JESUS CRISTO COMO NOSSO SALVADOR PESSOAL, FOMOS AUTOMATICAMENTE PERDOADOS, EM RAZÃO DO ARREPENDIMENTO, MAS A PARTIR DE ENTÃO, DEVEMOS EXTERNAR AS MESMAS MISERICÓRDIAS QUE DEUS  DEMONSTROU A NÓS (MATEUS 6.14,15).
  8. E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL; PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE. AMÉM: TODOS OS CRENTES SÃO OBJETOS ESPECIAL DA HOSTILIDADE E DOS MAUS PROPÓSITOS DE SATANÁS. POR ESSA RAZÃO E OUTRAS TANTAS, NUNCA DEVEMOS ESQUECER DE ORAR PARA QUE DEUS NOS LIVRE DO PODERIO E DAS TRAMAS DO INIMIGO (LUCAS 11.26 / LUCAS 18.1 / LUCAS 22.31 / JOÃO 17.15 / 2ª CORÍNTIOS 2.11 /1ª CORÍNTIOS 10.13).


AMADOS E AMADAS, ESTA É FORMA CORRETA DE APRESENTARMOS AO SENHOR NOSSO DEUS. A NOSSA ORAÇÃO NUNCA DEVE SER MECÂNICA, MAS SEGUINDO ESTA SEQUÊNCIA: COMEÇANDO COM O ENALTECIMENTO DO NOME DO SENHOR; DESEJANDO A EXPANSÃO DO SEU REINO; APRESENTANDO DIANTE DO SENHOR AS NOSSAS NECESSIDADES E, ROGANDO OS SEUS CUIDADOS SOBRE NÓS.
QUE DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE. AMÉM! 






Comentários