A SANTIFICAÇÃO DO CRISTÃO



" PORTANTO, CINGINDO OS LOMBOS DO VOSSO ENTENDIMENTO, SEDE SÓBRIOS E ESPERAI INTEIRAMENTE NA GRAÇA QUE SE VOS OFERECEU NA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO,
COMO FILHOS OBEDIENTES, NÃO VOS CONFORMANDO COM AS CONCUPISCÊNCIAS QUE ANTES HAVIA EM VOSSA IGNORÂNCIA;
MAS, COMO É SANTO AQUELE QUE VOS CHAMOU, SEDE VÓS TAMBÉM SANTOS EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER,
PORQUANTO ESCRITO ESTÁ: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO (1ª PEDRO 1.13-16)."

" SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR (HEBREUS 12.14)." 

" PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS, A VOSSA SANTIFICAÇÃO: QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO,
QUE CADA UM DE VÓS SAIBA POSSUIR O SEU VASO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA,
NÃO NA PAIXÃO DE CONCUPISCÊNCIA, COMO O MUNDO, QUE NÃO CONHECEM A DEUS.
NINGUÉM OPRIMA OU ENGANE A SEU IRMÃO EM NEGÓCIO ALGUM, PORQUE O SENHOR É VINGADOR DE TODAS ESTAS COISAS, COMO TAMBÉM, ANTES, VO-LO DISSEMOS E TESTIFICAMOS.
PORQUE NÃO NOS CHAMOU DEUS PARA A IMUNDÍCIA, MAS PARA A SANTIFICAÇÃO.
PORTANTO, QUEM DESPREZA ISTO NÃO DESPREZA AO HOMEM, MAS, SIM, A DEUS, QUE NOS DEU TAMBÉM O SEU ESPÍRITO SANTO (1ª TESSALONICENSES 4.3-8)."

AMADOS E AMADAS, RECEBI UM ESTÍMULO ESPIRITUAL POR INTERMÉDIO DE UMA ABENÇOADA IRMÃ, CUJO NOME É ISABELA CRISTINA, PARA QUE ELABORASSE UMA MENSAGEM CONGRUENTE AO TEMA,  SANTIFICAÇÃO.

QUERO AQUI NOTIFICAR DA IMPORTÂNCIA QUE DEVEMOS DAR PARA A PALAVRA SANTIFICAÇÃO. OS TEXTOS BÍBLICOS, DESCRITOS ACIMA, JÁ SÃO SUFICIENTES PARA NOS DAR UMA LUCIDEZ A RESPEITO DO QUE SIGNIFICA SANTIFICAÇÃO, PARA NÓS CRISTÃOS.

O VOCÁBULO SANTIFICAÇÃO, ORIUNDA-SE DO VOCÁBULO EM HEBRAICO: KADOSCH, E DO VOCÁBULO EM GREGO: HAGIASMOS, QUE AMBOS OS VOCÁBULOS SIGNIFICA "TORNAR SANTO", "CONSAGRAR", "SEPARAR DO MUNDO" E "APARTAR-SE DO PECADO", PARA QUE DESSA FORMA POSSAMOS DESFRUTAR DA PLENA COMUNHÃO COM O SENHOR NOSSO DEUS QUE É SANTÍSSIMO.



DEUS É SANTO, E AS QUALIDADES DE DEUS DEVE SER AS QUALIDADES DO SEU POVO.
QUANDO DEUS FEZ O HOMEM, O FEZ CONFORME A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA (GÊNESES 1.26), ISTO SE FALANDO DE SEMELHANÇA MORAL COM DEUS, COMUNHÃO PLENA COM DEUS. AQUI NÃO ESTÁ FALANDO DE ENDEUSAMENTO HUMANO E SIM, ACERCA DOS PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS INERENTES À SANTIDADE DE DEUS IMPETRADA NA CONDUTA HUMANA.

TEONTOLOGICAMENTE, SANTIDADE É UM DOS ATRIBUTOS DE DEUS CHAMADOS DE COMUNICÁVEIS, OU SEJA, DEUS COMPARTILHA COM O HOMEM.
"ATRIBUTOS", SÃO CARACTERÍSTICAS OU QUALIDADES QUE SE DESCREVE A UM OBJETO OU A UMA PESSOA.
OS ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS DE DEUS, SÃO ATRIBUTOS INERENTES ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A DEUS, OU SEJA, SÓ ELE POSSUI, E QUE FAZ DE DEUS O SER SUPREMO POR EXCELÊNCIA, TAIS QUAIS:

  • DEUS É INCRIADO; DEUS EXISTE POR SI SÓ. EM DEUS SE ORIGINA TODA A ESPÉCIE DE VIDA, COMO TAMBÉM OS SERES INANIMADOS.
  • DEUS É IMUTÁVEL; DEUS NÃO MUDA. ELE NÃO MUDA NEM PARA MELHOR OU PARA PIOR. ELE É O ÁPICE DA PERFEIÇÃO, PORTANTO, NÃO MUDA PARA MELHOR; DETERIORAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO NÃO DIZ RESPEITO AO CARÁTER OU À SUA ESSÊNCIA DIVINA.
  • DEUS É INFINITO, OU SEJA, NÃO TEM LIMITES. DENTRO DA INFINITUDE DE DEUS DETERMINAMOS ALGUMAS FACETAS DESSA INFINITUDE: 
  1. PERFEIÇÃO ABSOLUTA; DEUS É INFINITO EM SEU SER; ELE É INVISÍVEL, ESPÍRITO, PURO E PERFEITO. NÃO SOFRE INFLUÊNCIA EXTERNA E NEM ALTERA A SUA AUTO-EXISTÊNCIA, AUTO-SUFICIÊNCIA. TUDO O QUE DIZ RESPEITO AO NOSSO DEUS, TEM GARANTIAS ETERNAS. 
  2. ETERNIDADE; DEUS EXISTE ANTES DO TEMPO FUGAZ E EFÊMERO; DEUS NÃO TEM COMEÇO E NEM FIM. 
  3. ONIPRESENÇA; DEUS ESTÁ EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO; ELE ESTÁ ACIMA DAS LIMITAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS, E ASSIM, ELE ASSISTE A SUA CRIAÇÃO, CONTROLANDO A TUDO E A TODOS. DEUS NÃO É REGIONAL OU NACIONAL OU CONTINENTAL; ELE ESTÁ ACIMA DOS CÉUS, DA TERRA E DE TODO O UNIVERSO. DEUS ESTÁ COMIGO AQUI AGORA, E, MAIS DO QUE EM TEMPO REAL, ELE ESTÁ COM QUALQUER PESSOA EM QUALQUER LUGAR DESSA TERRA, QUE ESTAR EM SUA PRESENÇA E FAZENDO A SUA VONTADE.   
  4. ONIPOTÊNCIA; DEUS É O TODO PODEROSO, O EL SHADDAY; DEUS FAZ O QUE LHE APRAZ E ESTÁ DE ACORDO COM A SUA NATUREZA JUSTA, PERFEITA E SANTA. QUANDO DECIDE FAZER, NINGUÉM O IMPEDE DE FAZER. QUANDO ELE DECIDE NÃO FAZER, NINGUÉM O FORÇARÁ A FAZER.
  5. ONISCIÊNCIA; O NOSSO DEUS TEM TODO O CONHECIMENTO. AS CRIATURAS E COISAS ESTÃO DESCOBERTAS E PATENTES AOS OLHOS DE DEUS (HEBREUS 4.13). DEUS CONHECE TANTO AS AÇÕES VISÍVEIS QUANTOS AS INVISÍVEIS, PENSAMENTOS E INTENÇÕES OCULTAS. ESTE É O NOSSO DEUS! ÔH GLÓRIA!
OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS, COMO JÁ CITEI NO TEXTO ACIMA, DEMONSTRAM CERTAS CARACTERÍSTICAS DIVINA, QUE PODEM SER COMPARTILHADAS NO HOMEM, TAIS QUAIS:


  • BONDADE; DEUS É BOM EM SI MESMO, É A FONTE DE TODO O BEM; É ALGO INTRÍNSECO À DEUS, E, GRAÇAS A SUA BONDADE, É QUE SOMOS SALVOS.
  • PACIÊNCIA; DEUS É IMBATÍVEL QUANDO SE TRATA DE AUTO-CONTROLE.
  • AMOR; DEUS É O AMOR POR EXCELÊNCIA; O SEU AMOR TRANSCENDE O SENTIMENTO (JOÃO 3.16 / 1ª JOÃO 4.7-10).
  • SANTIDADE; COMO É O TEMA QUE ESTAMOS DISCORRENDO. DEUS É SANTO, ABSOLUTAMENTE ÍNTEGRO, RETO; É SANTO NAQUILO QUE O REVELA, EM SUA GRAÇA E BONDADE. NUM SENTIDO ETICISTA PODE-SE DIZER QUE DEUS É SANTO, PERFEITO, ODEIA O PECADO E EXIGE QUE OS SEUS SIGAM SEU EXEMPLO EM TUDO (LEVÍTICO 20.8 / APOCALIPSE 4.8).
  • RETIDÃO E JUSTIÇA; O NOSSO JULGA SEM PARCIALIDADE, COM RETIDÃO E JUSTIÇA (SALMO 72.2), ELE É RETO E JUSTO, TEM UM DESTACADO PADRÃO ÉTICO/MORAL; PRESERVA A RETIDÃO NO SEU CARÁTER COMO NO MODO QUE OPTA POR AGIR. O HOMEM DESIGNOU O PODER LEGISLATIVO PARA ELABORAR E APROVAR LEIS; O EXECUTIVO PARA EFETUÁ-LAS E MANTER A ORDEM; E O JUDICIÁRIO, QUE DEVE GARANTIR A CONSISTÊNCIA DAS LEIS E PENALIZAR INFRATORES. DEUS NO ENTANTO, ENGLOBA TODAS ESSAS FACETAS NO SEU PRÓPRIO CARÁTER SANTO E JUSTO (SALMOS 89.14 / DANIEL 7.9,10).
  • FIDELIDADE; A BÍBLIA É COMPLETA DE TEXTOS QUE DÃO ÊNFASE E DESTACA A FIDELIDADE DE DEUS. DEUS É FIEL NA SUA NATUREZA E AÇÕES. DEUS É PERFEITAMENTE ÀS SUAS PROMESSAS E MANDAMENTOS; A INTEGRIDADE MORAL DE DEUS É PERMANENTE PORTANTO, CREIA QUE ELE CUMPRIRÁ TUDO O QUE PROMETEU (TITO 1.1).


FIZ QUESTÃO DE RESSALTAR UM POUCO SOBRE OS ATRIBUTOS DE DEUS, POIS A SANTIDADE É UM DOS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS, E, ELE DESEJA QUE SEJAMOS SANTOS EM TODA A MANEIRA DO NOSSO VIVER.
A IDÉIA PRINCIPAL DE SANTIDADE É A SEPARAÇÃO DOS MODOS E ESTILOS DE CONDUTA MUNDANA, E QUE DEDIQUEMOS TODO O NOSSO SER PARA A GLÓRIA DO NOME DO SENHOR NOSSO DEUS QUE É SANTO E NÃO COMPACTUA COM O PECADO.
A SANTIDADE É O ALVO E PROPÓSITO DA NOSSA ELEIÇÃO EM CRISTO (EFÉSIOS 1.4); SIGNIFICA SER SEMELHANTE A DEUS, SER DEDICADO A DEUS E VIVER PARA AGRADAR A DEUS (ROMANOS 12.1 / EFÉSIOS 2.10 / HEBREUS 12.14).
É O ESPÍRITO SANTO QUE REALIZA EM NÓS A SANTIFICAÇÃO, QUE PURIFICA A NOSSA ALMA E NOSSO ESPÍRITO E CORPO DO PECADO, QUE RENOVA EM NÓS A IMAGEM DE CRISTO E QUE NOS CAPACITA, PELA COMUNICAÇÃO DA GRAÇA, A OBEDECER A DEUS SEGUNDO A SUA PALAVRA (GÁLATAS 5.16,22-25 /COLOSSENSES 3.10 / TITO 3.5 / 2ª PEDRO 1.9).

SEGUINDO A SANTIFICAÇÃO

SER SANTO É ESTAR SEPARADO DO PECADO E CONSAGRADO A DEUS. É FICAR PERTO DE DEUS; É ANDAR COM DEUS;É COMUNGAR COM DEUS; É VIVER E SENTIR DEUS DE TAL MANEIRA, COMO SE ESSE MUNDO NÃO EXISTISSE; É SER SEMELHANTE A DEUS E, DE TODO O CORAÇÃO BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS, SUA JUSTIÇA E PLENA COMUNHÃO.
ACIMA DE TODAS AS COISAS, A SANTIDADE É PRIORIDADE DE DEUS PARA A SUA IGREJA (EFÉSIOS 4.21-24), PORTANTO:

  • A SANTIDADE FOI O PROPÓSITO DE DEUS PARA O SEU POVO QUANDO ELE PLANEJOU SUA SALVAÇÃO EM CRISTO (EFÉSIOS 1.4).
  • A SANTIDADE FOI O PROPÓSITO DE CRISTO PARA O SEU POVO QUANDO ELE VEIO A ESTA TERRA (MATEUS 1.21 /1ª CORÍNTIOS 1.2,30).
  • A SANTIDADE FOI O PROPÓSITO DE CRISTO PARA O SEU POVO QUANDO ELE SE ENTREGOU POR NÓS NA CRUZ (EFÉSIOS 5.25-27).
  • A SANTIDADE É O PROPÓSITO DE DEUS, AO FAZER DE NÓS NOVAS CRIATURAS E NOS CONCEDER O ESPÍRITO SANTO (ROMANOS 8.2-15 /GÁLATAS 5.16-25 / EFÉSIOS 2.10).
  • SEM SANTIDADE, NINGUÉM PODERÁ SER ÚTIL A DEUS (2ª TIMÓTEO 2.20,21).
  • SEM SANTIDADE, NINGUÉM TERÁ INTIMIDADE NEM COMUNHÃO COM DEUS (SALMOS 15.1,2).
  • SEM SANTIDADE, NINGUÉM VERÁ O SENHOR (HEBREUS 12.14 / MATEUS 5.8).
O DEUS DE ISRAEL E DA IGREJA CRISTÃ É SANTO; ELE ESTABELECE O PADRÃO DA MORALIDADE. DIFERENTEMENTE DOS DEUSES ROMANOS E DAS PRÁTICAS PAGÃS, DEUS NÃO É BELICOSO, ADÚLTERO OU MALICIOSO.

DIFERENTEMENTE DOS DEUSES DAS SEITAS PAGÃS POPULARES, DEUS NÃO É SANGUINÁRIO OU PROMÍSCUO. O NOSSO DEUS É O DEUS DE MISERICÓRDIA E JUSTIÇA QUE SE IMPORTA PESSOALMENTE COM CADA UM DOS SEUS SEGUIDORES.
O NOSSO DEUS SANTO ESPERA QUE O IMITEMOS, SEGUINDO SEUS ALTOS PADRÕES MORAIS E SENDO AO MESMO TEMPO MISERICORDIOSOS E JUSTOS.
EU POSSO SER MISERICORDIOSO COM O PECADOR QUE AINDA NÃO ABANDONOU OS SEUS PECADOS SEM CONTUDO, APROVAR OS SEUS ERROS. DEUS É AMOR. E, EM RAZÃO DO SEU AMOR ELE É JUSTO. DEUS AMA O PECADOR, PORÉM ABORRECE OS SEUS PECADOS.
DEUS AMA O DROGADO, PORÉM, ABORRECE AS DROGAS; DEUS AMA O HOMOSSEXUAL, PORÉM ABORRECE O HOMOSSEXUALISMO.
PODEMOS ENTENDER TAMBÉM COMO SANTIDADE QUANDO AMAMOS AO SENHOR NOSSO DEUS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO, E DE TODA A NOSSA ALMA, E DE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO, E DE TODOS OS NOSSOS PENSAMENTO (MATEUS 22.37); EM VIVERMOS IRREPREENSIVELMENTE EM SANTIDADE (1ª TESSALONICENSES 3.13); APERFEIÇOANDO A SANTIFICAÇÃO (2ª CORÍNTIOS 7.1); O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO, E DE UMA BOA CONSCIÊNCIA, E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA (1ª TIMÓTEO 1.5); SINCEROS E SEM ESCÂNDALOS (FILIPENSES 1.10); LIBERTOS DO PECADO (ROMANOS 6.18); MORTOS PARA O PECADO (ROMANOS 6.2);
ESSES TERMOS NÃO SUBENTENDEM UMA PERFEIÇÃO ABSOLUTA, MAS À RETIDÃO MORAL DE UM CARÁTER IMACULADO, DEMONSTRADA NA PUREZA DO CRENTE DIANTE DE DEUS, NA OBEDIÊNCIA A SUA LEI E NA INCULPABILIDADE DO CRENTE DIANTE DO MUNDO (FILIPENSES 2.14,15 ).
A SANTIFICAÇÃO É UM REQUISITO PARA TODO O CRENTE EM CRISTO. SEM A SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR (HEBREUS 12.14).
OS FILHOS DE DEUS SÃO SANTIFICADOS MEDIANTE A FÉ (ATOS 26.18); PELA UNIÃO COM CRISTO NA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO (JOÃO 15.4-10 / ROMANOS 6.1-11); PELO SANGUE DE CRISTO (1ª JOÃO 1.7-9); PELA PALAVRA (JOÃO 17.17); E PELO PODER REGENERADOR E SANTIFICADOR DO ESPÍRITO SANTO ATUANDO NO CORAÇÃO DO CRENTE (JEREMIAS 31.31-34 / ROMANOS 8.13 / 1ª CORÍNTIOS 6.11 / 1ª PEDRO 1.2).
A SANTIFICAÇÃO É UMA OBRA DE DEUS, COM A COOPERAÇÃO DO SEU POVO (FILIPENSES 2.12,13).
PARA CUMPRIR A VONTADE DE DEUS QUANTO À SANTIFICAÇÃO, O CRENTE DEVE PARTICIPAR DA OBRA SANTIFICADORA DO ESPÍRITO SANTO, AO CESSAR DE PRATICAR O MAL ( ISAÍAS 1.16); AO SE PURIFICAR DE TODA A IMUNDÍCIA DA CARNE E DO ESPÍRITO (2ª CORÍNTIOS 7.1), (espírito do homem; o homem é tricotomista ou seja, formado de espírito e alma e corpo); AO SE GUARDAR DA CORRUPÇÃO DO MUNDO (TIAGO 1.27 / TIAGO 4.8 / ROMANOS 6.13, 19).
A VERDADEIRA SANTIFICAÇÃO REQUER QUE O CRENTE MANTENHA PROFUNDA COMUNHÃO COM CRISTO (JOÃO 15.4); TER COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS (EFÉSIOS 4.15,16); DEDIQUE-SE À ORAÇÃO (MATEUS 6.5-13 /COLOSSENSES 4.12); OBEDEÇA A PALAVRA (JOÃO 17.17); AME A JUSTIÇA E ABORREÇA A INIQUIDADE (HEBREUS 1.9); SUBMETA-SE À DISCIPLINA DE DEUS (HEBREUS 12.5-11); CONTINUE EM OBEDIÊNCIA E SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO (ROMANOS 8.14 / EFÉSIOS 5.18).

QUERO RESSALTAR QUE, SE FORMOS FALAR TODOS OS PORMENORES ACERCA DA SANTIFICAÇÃO DO CRENTE EM CRISTO E PARA CRISTO, O QUE RELATEI AQUI, É MÍNIMA PARTE DO TODO. PORÉM, ACREDITO QUE NESSAS POUCAS LINHAS ESCRITAS, PUDE COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO, E, DE FORMA OBJETIVA FALAR UM POUCO A RESPEITO DE TÃO SIGNIFICADO REQUISITO, QUE TEM UM PESO SIGNIFICATIVO EM NOSSA SALVAÇÃO.

SE VOCÊ TEM DIFICULDADE EM SE ADEQUAR AOS ENSINAMENTOS DO SENHOR JESUS, BUSQUE A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO QUE ELE PRONTAMENTE TE AJUDARÁ A ROMPER COM O PECADO E COM AS PRÁTICAS NOCIVAS QUE PÕE EM TOTAL RISCO A TUA SALVAÇÃO.

A SALVAÇÃO EM CRISTO É ALGO FINÍSSIMO;
A COMUNHÃO COM DEUS É ALGO QUE NÃO SE EXPLICA, SE VIVE;
PORTANTO, PAGUE O PREÇO, CUSTE O QUE CUSTAR; PELA SALVAÇÃO TODO SACRIFÍCIO É VÁLIDO.

QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO EM CRISTO E NO CONSOLO DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

  

  
 

Comentários