JESUS CRISTO - O NOSSO CORDEIRO PASCAL



" E FALOU O SENHOR A MOISÉS E A ARÃO NA TERRA DO EGITO, DIZENDO:
ESTE MESMO MÊS VOS SERÁ O PRINCÍPIO DOS MESES; ESTE VOS SERÁ O PRIMEIRO DOS MESES DO ANO.
FALAI A TODA CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, DIZENDO: AOS DEZ DESTE MÊS, TOME CADA UM PARA SI UM CORDEIRO, SEGUNDO AS CASAS DOS PAIS, UM CORDEIRO PARA CADA CASA.
MAS, SE A FAMÍLIA FOR PEQUENA PARA UM CORDEIRO, ENTÃO, TOME UM SÓ COM SEU VIZINHO PERTO DE SUA CASA, CONFORME O NÚMERO DE PESSOAS; CONFORME O QUE COMER CADA UM, FAREIS A CONTA PARA O CORDEIRO.
O CORDEIRO, OU CABRITO, SERÁ SEM MÁCULA, UM MACHO DE UM ANO, O QUAL TOMAREIS DAS OVELHAS OU DAS CABRAS E O GUARDAREIS ATÉ O DÉCIMO QUARTO DIA DESTE MÊS, E TODO O AJUNTAMENTO DA CONGREGAÇÃO DE ISRAEL O SACRIFICARÁ À TARDE.
E TOMARÃO DO SANGUE E PÔ-LO-ÃO EM AMBAS AS OMBREIRAS E NA VERGA DA PORTA, NAS CASAS EM QUE O COMEREM.
E NAQUELA NOITE COMERÃO A CARNE ASSADA NO FOGO, COM PÃES ASMOS; COM ERVAS AMARGAS A COMERÃO.
NÃO COMEREIS DELE NADA CRU, NEM COZIDO EM ÁGUA, SENÃO ASSADO AO FOGO; A CABEÇA COM OS PÉS E COM A FRESSURA.
E NADA DELE DEIXAREIS ATÉ PELA MANHÃ; MAS O QUE DELE FICAR ATÉ PELA MANHÃ, QUEIMAREIS NO FOGO.
ASSIM, POIS, O COMEREIS: OS VOSSOS LOMBOS CINGIDOS, OS VOSSOS SAPATOS NOS PÉS, E O VOSSO CAJADO NA MÃO; E O COMEREIS APRESSADAMENTE; ESTA É A PÁSCOA DO SENHOR.
E EU PASSAREI PELA TERRA DO EGITO ESTA NOITE E FERIREI TODO O PRIMOGÊNITO NA TERRA DO EGITO, DESDE OS HOMENS ATÉ AOS ANIMAIS; E SOBRE TODOS OS DEUSES DO EGITO FAREI JUÍZOS. EU SOU O SENHOR.
E AQUELE SANGUE VOS SERÁ POR SINAL NAS CASAS EM QUE ESTIVERDES; VENDO EU SANGUE, PASSAREI POR CIMA DE VÓS, E NÃO HAVERÁ PRAGA DE MORTANDADE, QUANDO EU FERIR A TERRA DO EGITO.
ESTE DIA VOS SERÁ POR MEMÓRIA, E CELEBRÁ-LO-EIS POR FESTA AO SENHOR; NAS VOSSAS GERAÇÕES O CELEBRAREIS POR ESTATUTO PERPÉTUO (ÊXODO 12.1-14)."

" NO DIA SEGUINTE, JOÃO VIU A JESUS, QUE VINHA PARA ELE, E DISSE: EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (JOÃO 1.29)."

" QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PREGAÇÃO? E A QUEM SE MANIFESTOU O BRAÇO DO SENHOR?
PORQUE FOI SUBINDO COMO RENOVO PERANTE ELE E COMO RAIZ DE UMA TERRA SECA; NÃO TINHA PARECER NEM FORMOSURA; E, OLHANDO NÓS PARA ELE, NENHUMA BELEZA VÍAMOS, PARA QUE O DESEJÁSSEMOS.
ERA DESPREZADO E O MAIS INDIGNO ENTRE OS HOMENS, HOMEM DE DORES, EXPERIMENTADO NOS TRABALHOS E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDIAM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E NÃO FIZEMOS DELE CASO ALGUM.
VERDADEIRAMENTE, ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES LEVOU SOBRE SI; E NÓS O REPUTAMOS POR AFLITO, FERIDO DE DEUS E OPRIMIDO.
MAS ELE FOI FERIDO PELAS NOSSAS TRANSGRESSÕES E MOÍDO PELAS NOSSAS INIQUIDADES; O CASTIGO QUE NOS TRAZ A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E, PELAS SUAS PISADURAS, FOMOS SARADOS.
TODOS NÓS ANDÁVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS; CADA UM SE DESVIAVA PELO SEU CAMINHO, MAS O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE A INIQUIDADE DE NÓS TODOS.
ELE FOI OPRIMIDO, MAS NÃO ABRIU A SUA BOCA; COMO UM CORDEIRO, FOI LEVADO AO MATADOURO E, COMO OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ELE NÃO ABRIU A SUA BOCA (ISAÍAS 53.1-7)."

"E, ENQUANTO COMIAM, JESUS TOMOU O PÃO, E, ABENÇOANDO-O, O PARTIU, E O DEU AOS DISCÍPULOS, E DISSE: TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO.
E, TOMANDO O CÁLICE E DANDO GRAÇAS, DEU-LHO, DIZENDO: BEBEI DELE TODOS.
PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO, QUE É DERRAMADO POR MUITOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS.
E DIGO-VOS QUE, DESDE AGORA, NÃO BEBEREI DESTE FRUTO DA VIDE ATÉ AQUELE DIA EM QUE O BEBA DE NOVO CONVOSCO NO REINO DE MEU PAI.
E, TENDO CANTADO O HINO, SAÍRAM PARA O MONTE DAS OLIVEIRAS (MATEUS 26.26-30)." 

" ALIMPAI-VOS, POIS, DO FERMENTO VELHO, PARA QUE SEJAIS UMA NOVA MASSA, ASSIM COMO ESTAIS SEM FERMENTO. PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI SACRIFICADO POR NÓS (1ª CORÍNTIOS 5.7)."


SENHORES E SENHORAS, APROVEITANDO O ENSEJO DE UMA DATA COMEMORATIVA NO NOSSO CALENDÁRIO, ACHEI POR BEM ABORDAR UM POUCO SOBRE O OBJETO DA COMEMORAÇÃO, QUE É, A PÁSCOA.
DESCREVEREI E DISCORREREI SOBRE O REAL SENTIDO BÍBLICO DA PÁSCOA, EVENTO ESTE, INSTITUÍDO POR DEUS À ISRAEL. SABEMOS, PORÉM, QUE TODO O EVENTO ACONTECIDO EM ISRAEL E INSTITUÍDO POR DEUS, ERAM APENAS SOMBRA DAQUILO QUE TRARIA O SEU REAL SIGNIFICADO.     
UM EXEMPLO CLÁSSICO, FOI A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA, CUJO ANTÍTIPO, TEVE SIGNIFICAÇÃO PLENA NA PESSOA BENDITA DE JESUS CRISTO, QUE É O CORDEIRO IMACULADO DE DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO.

O TERMO PÁSCOA, DO HEBRAICO: "PESSACH"; DO GREGO: "PASCKA"; DO LATIM: "PASCAE", SIGNIFICA LITERALMENTE "PASSAGEM", "LIBERTAÇÃO", "PULAR ALÉM DA MARCA", "PASSAR POR CIMA", "POUPAR"

QUANDO DEUS INSTITUIU AS PÁSCOA, ISRAEL VIVIA COMO ESCRAVOS NA TERRA DO EGITO.
DEUS HAVIA OPERADO GRANDES MARAVILHAS NA VIDA DE ISRAEL, NO EGITO. PORÉM, A PÁSCOA (O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO), FOI,  É, E SEMPRE SERÁ A MAIOR MARAVILHA JÁ OPERADA POR DEUS ENTRE OS HOMENS.

OS INGREDIENTES QUE COMPUNHA A PÁSCOA INSTITUÍDA POR DEUS À ISRAEL, SÃO:
  1. O CORDEIRO PASCAL, PURO, SEM MÁCULA E SEM  MANCHA E DE UM ANO DE VIDA; HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE CORDEIRO E CARNEIRO, APESAR DE AMBOS SEREM DA MESMA ESPÉCIE: O CORDEIRO NUNCA SE ACASALOU COM UMA OVELHA, PORTANTO, ELE É VIRGEM; POR OUTRO LADO, O CARNEIRO JÁ SE ACASALOU, OU SEJA, JÁ PROCRIOU. POR ISSO, DEUS DETERMINOU QUE ACEITARIA APENAS O CORDEIRO, COMO O OBJETO DO SACRIFÍCIO PASCAL. 
  2. PÃES ASMOS; PÃES SEM FERMENTOS; TIPIFICA A PUREZA DO EVANGELHO; PÃO SIGNIFICA TAMBÉM UM CORPO, QUE NESSE CASO, A IGREJA, ISENTA (LIVRE) DE PECADO (FERMENTO)
  3. ERVAS AMARGAS; SIGNIFICA O NOSSO SOFRIMENTO NO EGITO (MUNDO); SIGNIFICA TAMBÉM, AS DORES SOFRIDAS POR JESUS CRISTO NO CALVÁRIO; A IGREJA, COMO  SENDO O CORPO DE CRISTO, DEVE LEVAR ESSAS CICATRIZES, QUE IDENTIFICA E CREDITA, COMO A IGREJA DO CORDEIRO; AS MARCAS DO SOFRIMENTO POR CAUSA DO AMOR A CRISTO; A IGREJA, MESMO VIVENDO AS REGIÕES CELESTIAIS, ESPIRITUALMENTE FALANDO, ELA AINDA NÃO DEIXOU O DESERTO (LUGAR DE AMARGURA E SOFRIMENTO).
ESSES, SÃO OS INGREDIENTES DA PÁSCOA COMEMORADA PELO POVO DE ISRAEL, E SUA SIGNIFICÂNCIA PARA A IGREJA DE CRISTO.


VOCÊ PODE ESTÁ PERGUNTANDO AO SEUS BOTÕES:
MAS, E O COELHINHO? E, OS OVOS PINTADOS? E,...?

SENHORES E SENHORAS, COELHOS, OVOS, VELAS, E OUTROS..., NÃO TEM NADA A VER COM A PÁSCOA...
TUDO ISSO, SURGIU NA IDADE MÉDIA NO CONTINENTE EUROPEU. ISSO SÃO RITUAIS PAGÃOS, MESCLADOS NA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA.
AO FAZEREM USOS DE COELHOS E OVOS E ETC..., ELES ESTÃO CELEBRANDO A DEUSA ISHTAR OU ASTARTE QUE É A DEUSA DA FERTILIDADE, FECUNDIDADE, E USA COMO MASCOTE O COELHO OU LEBRE, POR SER UM ANIMAL FÉRTIL E FECUNDO; COMO TAMBÉM, FAZIAM USO DE OVOS COLORIDOS, DIZENDO SER O OVO, O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA. O COLORIDO DOS OVOS, SE REFERE A ESTAÇÃO DO ANO EM QUE COMEMORA, QUE NESSE CASO, É A PRIMAVERA, ESTAÇÃO DAS FLORES.
OS GERMÂNICOS (ALEMANHA), COMEMORAVA À DEUSA OSTERA (DEUSA DA AURORA OU PLANETA VÊNUS; IGUALMENTE, OS ANGLOS-SAXÕES, VENERAVA A DEUSA EOSTE QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO.
EM CADA PAÍS, ESSES DEUSES TEM O SEU PRÓPRIO NOME: NA MITOLOGIA GREGA: É DEMÉTER; E CERES NA MITOLOGIA ROMANA.

VOCÊ PODE ESTÁ PERGUNTANDO:
IRMÃO ABRAIM, É PECADO COMER OVOS DE CHOCOLATES NESSE PERÍODO EM QUE O CATOLICISMO COMEMORA A PÁSCOA?

FALAREI UM POUQUINHO SOBRE OS OVOS DE CHOCOLATES.
OS OVOS DE CHOCOLATES, SURGIRAM NA INGLATERRA NO SÉCULO XVIII, QUANDO UMA FÁBRICA, APROVEITANDO O ALTO CONSUMO DE OVOS DE AVES, COLORIDOS, RESOLVEU INOVAR: LANÇANDO ENTÃO, OS OVOS DE CHOCOLATES.
HOJE, PARA A ECONOMIA, OS OVOS DE CHOCOLATES SÃO APENAS UM PRODUTO EM POTENCIAL E AQUECEDOR DOS NEGÓCIOS. PARA OS "RELIGIOSOS", É MAIS UM INGREDIENTE DA PÁSCOA.
EU DELICIO SIM, CHOCOLATES EM FORMA OVAL; PARA MIM, NÃO PASSA DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR. PORTANTO, NÃO É PECADO COMER CHOCOLATE EM FORMA OVAL, QUANDO SE ALIMENTA DELE, COMO UM SUPLEMENTO ALIMENTAR.

A PÁSCOA INSTITUÍDA POR DEUS, ERA DEUS DIZENDO:
  • " ESTOU AGINDO EM FAVOR DE VOCÊS". 
  • "ESTOU POUPANDO VOCÊS".
  •  "ESTOU LIBERTANDO VOCÊS". 
  • "ESTOU CUMPRINDO A MINHA PROMESSA QUE FIZ LÁ NO JARDIM DO ÉDEN, QUANDO VOCÊS CAÍRAM EM REBELDIA".
  •  "ESTOU SALVANDO VOCÊS". 
  • " ESTOU LIBERTANDO VOCÊS DAS TREVAS DO 'EGITO' E, LEVANDO VOCÊS PARA A TERRA PROMETIDA.
  • "ESTOU ATENTO A TODO O SOFRIMENTO DE VOCÊS NO EGITO (MUNDO)."
  • "ESTOU DANDO O LIVRAMENTO A VOCÊS." 
COMO JÁ DISSE, OS INGREDIENTES DA PÁSCOA NO ANTIGO TESTAMENTO, ERA:

  • O CORDEIRO SEM MÁCULA DE UM ANO.
  • ERVAS AMARGAS.
  • PÃES ASMOS.
OS JUDEUS DEVERIAM ESTAR DE PRONTIDÃO, EM ALERTA, PORTANTO:

  • TEREM OS LOMBOS CINGIDOS;
  • SAPATOS NOS PÉS;
  • CAJADO NAS MÃOS;
  • COMER APRESSADAMENTE.

NO NOVO TESTAMENTO, OS JUDEUS SEGUIAM OS MESMOS PRINCÍPIOS E, CANTAVAM OS SALMOS 113, 114,115 E 118, EM COMEMORAÇÃO A PÁSCOA.


JESUS CRISTO É O NOSSO CORDEIRO PASCAL. 
A MORTE DE JESUS E O O SEU SANGUE VERTIDO NA CRUZ E A SUA RESSURREIÇÃO, NOS PROPORCIONOU:
  • O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS;
  • A SALVAÇÃO DA NOSSA ALMA;
  • NOS RESGATOU DA ESCRAVIDÃO DE FARAÓ (SATANÁS);
  • ESTAMOS CAMINHANDO PARA A CANAÃ CELESTIAL;
  • TIROU AS NOSSAS ENFERMIDADES;
  • LIBERTOU-NOS DE TODA A ANGÚSTIA;
  • LIVROU-NOS DA MORTE E DO INFERNO;
  • DEU-NOS UMA NOVA VIDA;
  • DEU-NOS UM RECOMEÇO;
DEVEMOS TAMBÉM ESTAR EM ALERTAS E DE PRONTIDÃO. O NOSSO DEUS É AO MESMO TEMPO PREVISÍVEL E IMPREVISÍVEL. JESUS PODE VOLTAR A QUALQUER MOMENTO, PORTANTO:

  • TENHAMOS OS NOSSOS LOMBOS CINGIDOS COM A VERDADE DO EVANGELHO GENUÍNO.
  • CALÇADO OS NOSSOS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ.
  • COM O CAJADO NAS MÃOS. O CAJADO ERA UMA VARA LONGA E DELGADA, TENDO UM GANCHO EM DAS PONTAS. SERVIA PARA APROXIMAR A OVELHA DO PASTOR E, AO MESMO TEMPO, RESGATAR PROTEGER DO PERIGO. ESSE CAJADO NAS MÃOS, DENOTA PARA NÓS OUTROS, DE QUE SOMOS GUIADOS POR CRISTO NO CERTO, NO RUMO CERTO E PARA O LUGAR CERTO, E, AO MESMO TEMPO NOS PROPICIA A DIVINA PROTEÇÃO. 
  • COMER APRESSADAMENTE. O NOSSO DESCANSO NÃO É AQUI. A BÍBLIA NOS RECOMENDAM A REMIRMOS O NOSSO TEMPO, POIS OS DIAS SÃO MAUS. A BÍBLIA FALA QUE O POVO ANTI-DILUVIANO FAZIAM FESTANÇAS, ATÉ QUE VEIO O DILÚVIO E, FORAM SURPREENDIDOS PELO DILÚVIO; QUANDO CRISTO VIER, MUITOS SERÃO SURPREENDIDO, POIS ESTÃO INCAUTOS QUANTO À ESTE MOMENTO; JESUS DISSE: ESTAI DE SOBRE AVISO PARA QUE NAQUELE DIA NÃO SEJAIS PEGOS DE SURPRESAS.
NAS NOSSAS FESTAS DE CARIDADES (CULTOS DE ADORAÇÃO A DEUS) EM QUE FAZEMOS MENÇÃO DESTA GRANDE MARAVILHA, É O CULTO DE SANTA CEIA.

JESUS DISSE: "ESTE É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS; FAZEI ISTO TODAS AS VEZES EM MEMÓRIA DE MIM (LUCAS 22.19)."

OS INGREDIENTES QUE COMPUNHA O NOSSO CULTO MEMORIAL AO CORDEIRO DE DEUS, SÃO:
  1. O CORDEIRO DE DEUS, JESUS CRISTO, AGORA, RESSURRETO. O CULTO SEM A PRESENÇA DE CRISTO, SE TORNAM E UMA MERA REUNIÃO COMUM E SEM OBJETIVIDADE.
  2. PÃES ASMOS, QUE TIPIFICA O EVANGELHO PURO, SEM MISTURA, SEM FERMENTO, EVANGELHO SANTO. TAMBÉM, SIGNIFICA A IGREJA DO CORDEIRO, LIVRE DE TODO O PECADO; A UNIÃO DOS SANTOS EM UM SÓ CORPO, UNIDOS À CABEÇA (JESUS CRISTO); A IGREJA SANTA, LIBERTA DAS INFLUÊNCIAS DO EGITO. 
  3. ERVAS AMARGAS, QUE NOS LEVA À CONSCIÊNCIA  DO AMARGURADO PASSADO DA NOSSA VIDA; COMO TAMBÉM, NÓS TAMBÉM COMO IGREJA DE CRISTO, NÃO SOMENTE DESFRUTAMOS DO DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, MAS, TAMBÉM PARTICIPARMOS DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO E SOFRIMENTO DE JESUS CRISTO (FILIPENSES 1.29).

CELEBRAI A VERDADEIRA PÁSCOA NA PESSOA DE JESUS CRISTO, O NOSSO CORDEIRO PASCAL; ADORANDO EM ESPÍRITO E EM VERDADE, NA BELEZA DA SUA SANTIDADE.

ACEITE A JESUS CRISTO COMO O TEU SALVADOR E SENHOR; PARTICIPE DA GRAÇA E DAS AFLIÇÕES DO SENHOR; VIVA O VERDADEIRO EVANGELHO; ESTEJAS INSERIDO NA SANTA IGREJA DO ARREBATAMENTO.  

QUE DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE SEMPRE! 


          

Comentários