SÉRIE APOCALIPSE - CARTA À IGREJA DE ÉFESO




1 AO ANJO DA IGREJA DE ÉFESO ESCREVA O SEGUINTE: “ESTA É A MENSAGEM DAQUELE QUE ESTÁ SEGURANDO AS SETE ESTRELAS NA MÃO DIREITA E QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CANDELABROS DE OURO.
2  EU SEI O QUE VOCÊS TÊM FEITO. SEI QUE TRABALHARAM MUITO E AGÜENTARAM O SOFRIMENTO COM PACIÊNCIA. SEI QUE VOCÊS NÃO PODEM SUPORTAR PESSOAS MÁS E SEI QUE PUSERAM À PROVA OS QUE DIZEM QUE SÃO APÓSTOLOS, MAS NÃO SÃO, E ASSIM VOCÊS DESCOBRIRAM QUE ELES SÃO MENTIROSOS.
3  VOCÊS AGÜENTARAM A SITUAÇÃO COM PACIÊNCIA E SOFRERAM POR MINHA CAUSA, SEM DESANIMAREM.
4  PORÉM TENHO UMA COISA CONTRA VOCÊS: É QUE AGORA VOCÊS NÃO ME AMAM COMO ME AMAVAM NO PRINCÍPIO.
5  LEMBREM DO QUANTO VOCÊS CAÍRAM! ARREPENDAM-SE DOS SEUS PECADOS E FAÇAM O QUE FAZIAM NO PRINCÍPIO. SE NÃO SE ARREPENDEREM, EU VIREI E TIRAREI O CANDELABRO DE VOCÊS DO SEU LUGAR.
6  MAS VOCÊS TÊM A SEU FAVOR ISTO: ODEIAM O QUE OS NICOLAÍTAS FAZEM, COMO EU TAMBÉM ODEIO.
7  “PORTANTO, SE VOCÊS TÊM OUVIDOS PARA OUVIR, ENTÃO OUÇAM O QUE O ESPÍRITO DE DEUS DIZ ÀS IGREJAS. “AOS QUE CONSEGUIREM A VITÓRIA EU DAREI O DIREITO DE COMEREM DA FRUTA DA ÁRVORE DA VIDA, QUE CRESCE NO JARDIM DE DEUS (APOCALIPSE 2.1-7).”


SERÁ QUE DEUS SE PREOCUPA COM A IGREJA A QUE VOCÊ PERTENCE? SE TIVER A TENTAÇÃO DE DUVIDAR, OBSERVE ATENTAMENTE AS SETE CARTAS. O SENHOR DO UNIVERSO CONHECIA PRECISAMENTE CADA UMA DESSAS IGREJAS E SUA EXATA SITUAÇÃO. EM CADA CARTA, JESUS ORDENOU A JOÃO QUE ESCREVESSE A RESPEITO DESSAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS ESPECÍFICOS. JESUS ELOGIOU OS CRENTES PELO SEU SUCESSO E LHES ORIENTAM COMO DEVE CORRIGIR-SE DE SEUS ERROS.
ISTO É MAIS DO QUE UMA PROVA CABAL DO QUANTO JESUS SE PREOCUPAVA E AINDA PREOCUPA COM A IGREJA A QUE PERTENCEMOS. O SENHOR JESUS DESEJA QUE ALCANCEMOS TODO O POTENCIAL. SABEMOS QUE A IGREJA DE QUE FAZEMOS PARTE É O INSTRUMENTO DE DEUS PARA TRANSFORMAR O MUNDO. TRATEMOS-A COM SERIEDADE POIS O SENHOR ASSIM O AGE PARA COM ELA.
OS DIAS EM QUE VIVEMOS  A IGREJA CRISTÃ TEM ENFRENTADO MUITAS DIFICULDADES. A SOCIEDADE OCIDENTAL TEM LEVANTADO INÚMERAS BANDEIRAS CONTRÁRIAS AOS VALORES DO EVANGELHO. ESTAMOS VIVENDO A “DITADURA DOS TOLERANTES”, ONDE NÃO PODEMOS MUITAS VEZES DISCORDAR DAQUILO QUE É “POLITICAMENTE CORRETO”. NESSE GRUPO ESTÃO OS DEFENSORES DO ABORTO, DA UTILIZAÇÃO DE EMBRIÕES HUMANOS PARA CLONAGEM, DA LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS E DA PROSTITUIÇÃO, ENTRE OUTROS.
PODEMOS ATÉ NÃO ESTAR SOFRENDO UMA PERSEGUIÇÃO FÍSICA OU POLÍTICA, MAS NO CAMPO DA IDEOLOGIA JÁ ESTAMOS SENDO PERSEGUIDOS. SER CRISTÃO HOJE E SUSTENTAR POSIÇÕES ÉTICAS FIRMES E COERENTES COM A NOSSA FÉ TEM DEMANDADO ALGUMAS LUTAS E O FUTURO PARECE RESERVAR LUTAS AINDA MAIORES. PRECISAMOS MANTER A NOSSA MILITÂNCIA PELO REINO DE CRISTO, A NOSSA LUTA PELO EVANGELHO E O NADA MELHOR DO QUE TOMAR COMO EXEMPLO A MENSAGEM BÍBLICA RELATADA NO TEXTO EM REFERÊNCIA, QUE FOI ESCRITO PARA UMA IGREJA SOB FORTE PERSEGUIÇÃO.
O TEXTO EM APREÇO ESTÁ CONTIDO NA SEÇÃO INICIAL DO LIVRO DO APOCALIPSE ONDE JOÃO RECEBE SETE CARTAS ENDEREÇADAS A IGREJAS QUE HABITAVAM EM SETE CIDADES DISTINTAS NA ÁSIA MENOR (APOCALIPSE 2.3). ESTAS CARTAS SÃO ESCRITAS POR ORDEM DO PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO GLORIFICADO QUE A ELE APARECERA NO CAPÍTULO ANTERIOR (APOCALIPSE 1.9-20). O NÚMERO DAS IGREJAS É BEM SIGNIFICATIVO, JÁ QUE NO APOCALIPSE O NÚMERO 7 TEM O SIGNIFICADO DE PLENITUDE, TOTALIDADE, PORTANTO, ELAS REPRESENTAM TODA A IGREJA DE CRISTO NESTE MUNDO. TODAS AS CARTAS POSSUEM UMA ESTRUTURA BÁSICA. É INTERESSANTE NOTAR A FORMA EM QUE JESUS SE APRESENTA ÀS IGREJAS E AFIRMA QUE CONHECE AS OBRAS, A SITUAÇÃO, AS RIQUEZAS, POBREZAS, VITÓRIAS E DERROTAS DAS IGREJAS MELHOR DO QUE ELAS MESMAS, PROPONDO FINALMENTE UMA EXORTAÇÃO E UMA PROMESSA A CADA UMA DELAS. AS CARTAS SÃO ENDEREÇADAS AO “ANJO DA IGREJA”, ISTO É, ÀQUELE QUE ZELA POR ELA, O PASTOR.

ÉFESO ERA UM GRANDE CENTRO COMERCIAL DA ÁSIA MENOR, NA FOZ DO RIO CAISTER E NA COSTA DO MAR EGEU, CERCA DE 70 KM AO SUL DE ESMIRNA. ERA CONHECIDA PELO SEU GRANDE TEMPLO DE DIANA, UMA DAS "MARAVILHAS" DO MUNDO ANTIGO. ATUALMENTE, O LOCAL ONDE A CIDADE EXISTIA ESTÁ COBERTO DE RUÍNAS  E É UMA MISERÁVEL VILA TURCA, SEM NEM UM CRISTÃO, CUMPRINDO O QUE ESTÁ REGISTRADO EM APOCALIPSE 2.5.

DE MANEIRA ESPECÍFICA, NA CARTA À IGREJA DE ÉFESO (APOCALIPSE 2.1-7), QUE TOMAMOS COMO BASE DA NOSSA MENSAGEM, PODEMOS PERCEBER QUE NA SUA APRESENTAÇÃO (V 1) JESUS UTILIZA OS ELEMENTOS CITADOS EM APOCALIPSE 1.12,13,16, COMO AS SETE ESTRELAS E SETE CANDEEIROS, QUE SIMBOLIZAM OS PASTORES E AS IGREJAS, RESPECTIVAMENTE. APÓS A SUA APRESENTAÇÃO, JESUS PASSA A DESCREVER A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A IGREJA DE ÉFESO E A SUA CONDUTA DIANTE DESTAS SITUAÇÕES (VS 2-3). O “LABOR” E A “PERSEVERANÇA” DOS EFÉSIOS APARECEM NESTES DOIS VERSÍCULOS E PODEM SER ENTENDIDOS, RESPECTIVAMENTE, COMO O “COMPROMISSO QUE MOBILIZA TODAS AS FORÇAS VIVAS DO HOMEM” E A “ATITUDE DOS CRISTÃOS QUE ENFRENTAM CORAJOSAMENTE TENTAÇÕES E PERSEGUIÇÕES”.
NOS VS 4-5, JESUS VAI SALIENTAR NA VIDA E CONDUTA DAQUELA IGREJA AS SUAS ATITUDES REPROVÁVEIS, QUE ELE CONHECIA TÃO BEM QUANTO ÀQUELAS QUE ELE ELOGIOU NOS VERSÍCULOS ANTERIORES. JESUS, ENTÃO, DEIXA OBVIO UMA DAS ATITUDES REPROVÁVEL DAQUELA IGREJA: “ABANDONASTE O TEU PRIMEIRO AMOR” (V 4). ESTE “PRIMEIRO AMOR” DEVE SER ENTENDIDO COMO AQUELA PREDILEÇÃO SUPREMA, QUE ESTÁ ANTES DE TODAS AS OUTRAS COISAS. ASSIM, ELE ACONSELHA NO V 5: “LEMBRA-TE, POIS, DE ONDE CAÍSTE, ARREPENDE-TE E VOLTA À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS”. E FAZ UMA SOLENE EXORTAÇÃO: “SE NÃO, VENHO A TI E MOVEREI DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO, CASO NÃO TE ARREPENDAS”. ESTA EXORTAÇÃO EVOCA NOVAMENTE O SÍMBOLO DO CANDEEIRO E SIGNIFICA QUE JESUS MESMO PODER VIR A FAZER DESAPARECER AQUELA IGREJA QUE NÃO MAIS O TEM COMO “PRIMEIRO AMOR”.
DIANTE DESTAS AFIRMAÇÕES DO SENHOR JESUS, PODEMOS CONCLUIR QUE MUITAS “IGREJAS” JÁ FORAM REMOVIDAS DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, OU SEJA, DEIXARAM DE SER IGREJA DO SENHOR. FORAM EXCLUÍDAS DO ROL DOS SALVOS PELA FALTA DE ARREPENDIMENTO E, PELO DESCASO COM O SUBLIME AMOR DO SENHOR JESUS.
PORTANTO, CUIDADO! NÃO VANGLORIEIS NO FAMOSO JARGÃO RELIGIOSO: TEMPLO DO SENHOR! TEMPLO DO SENHOR! TEMPLO DO SENHOR!... ISSO NÃO CONVENCE A ACEITAÇÃO DE JESUS CRISTO. LEIA 2 CRÔNICAS 7.14 E VERÁS O QUE DE FATO ATRAI A PRESENÇA DO SENHOR NO MEIO DO SEU POVO E, CONSEQUENTEMENTE, TODAS AS BÊNÇÃOS EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR (EFÉSIOS 1.3-23).
NO V 6, JESUS LEMBRA ELOGIOSAMENTE DA LUTA DOS EFÉSIOS CONTRA AS OBRAS E HERESIAS DOS NICOLAÍTAS. SUAS PRÁTICAS E DOUTRINAS NÃO SÃO EXPLICITADAS NO LIVRO, MAS ELES APARECEM TEXTUALMENTE AQUI E NOVAMENTE NO V 20, NA CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO. SEGUNDO OS PAIS DA IGREJA, ELES SÃO CRISTÃOS SEDUZIDOS PELO GNOSTICISMO, QUE DEFENDIAM UM DUALISMO EXACERBADO ENTRE MATÉRIA E ESPÍRITO, DE FORMA QUE A CONDUTA DO SER HUMANO NESTA VIDA MATERIAL NÃO IMPORTA EM NADA. ASSIM , PODERIA SE COMPACTUAR COM O MUNDO, COM A IDOLATRIA, AS RELIGIÕES PAGÃS E AS MÁGICAS, SEM NENHUMA NECESSIDADE DE SE CORRER RISCO DE PRISÃO E MORTE POR CAUSA DE PRÁTICAS DESTE MUNDO. JESUS AFIRMA QUE TAMBÉM ABORRECE AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS.

NO V 7, APARECE A FÓRMULA QUE ENCERRA TODAS AS SETE CARTAS: “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”, ACOMPANHADA DE UMA PROMESSA: “AO VENCEDOR, DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÁRVORE DA VIDA QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS”. ESTA PROMESSA DIRIGE-SE ÀQUELES, COMO O PRÓPRIO JESUS, VENCERAM AS LUTAS E PERSEGUIÇÕES DESSE MUNDO, ESTANDO PRONTOS PARA O MARTÍRIO. ELA FAZ REFERÊNCIA À ÁRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRAVA NO MEIO DO JARDIM DO ÉDEN (GÊNESES 2.9), QUE É PROMETIDA NA PROCLAMAÇÃO PROFÉTICA DE EZEQUIEL 42.12 E QUE VOLTARÁ NA DESCRIÇÃO DA NOVA JERUSALÉM CELESTIAL (APOCALIPSE 22.2).
EXORTAÇÕES A UMA IGREJA MILITANTE
·       PERSEVERE NA CAUSA DO EVANGELHO (VS 1-3)
“ A O ANJO DA IGREJA EM ÉFESO ESCREVE: ESTAS COISAS DIZ AQUELE QUE CONSERVA NA MÃO DIREITA AS SETE ESTRELAS E QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CANDEEIROS DE OURO: CONHEÇO AS TUAS OBRAS, TANTO O TEU LABOR COMO A TUA PERSEVERANÇA, E QUE NÃO PODES SUPORTAR HOMENS MAUS, E QUE PUSESTE À PROVA OS QUE A SI MESMOS SE DECLARAM APÓSTOLOS E NÃO SÃO, E OS ACHASTE MENTIROSOS; E TENS PERSEVERANÇA, E SUPORTASTE PROVAS POR CAUSA DO MEU NOME, E NÃO TE DEIXASTE ESMORECER.”
A AUTO-APRESENTAÇÃO DE JESUS À IGREJA DE ÉFESO DÁ O TOM DAQUILO QUE ELE VAI FALAR A SEGUIR: ELE CONSERVA OS SETE CANDEEIROS NA SUA MÃO, OU SEJA, ELE GOVERNA, CONTROLA E PROTEGE A TOTALIDADE DA IGREJA. É COM ESTA INTRODUÇÃO QUE ELE PASSA A EXORTAR AQUELA COMUNIDADE A PERMANECER LUTANDO E PERSEVERANDO PELA CAUSA DO EVANGELHO. AINDA QUE ENFRENTE MUITAS LUTAS E TRIBULAÇÕES, OS CRISTÃOS DEVEM TER EM MENTE PERPETUAMENTE QUE TODAS AS COISAS SÃO GOVERNADAS PELO SENHOR. NADA FOGE AO SEU CONTROLE! E A SUA IGREJA GOZA DO SEU AMOR E DA SUA PROTEÇÃO.
OS EFÉSIOS TINHAM DEMONSTRADO CONSTANTE LABOR E PERSEVERANÇA, EM MEIO À PERSEGUIÇÃO EMPREENDIDA PELO IMPÉRIO AOS CRISTÃOS. ELES DEMONSTRARAM INTENSO COMPROMISSO COM O EVANGELHO E SUPORTARAM INTENSAS PROVAÇÕES POR CAUSA DO NOME DE CRISTO. SUA CONDUTA NÃO HAVIA PASSADO EM BRANCO AOS OLHOS DAQUELE QUE CONHECE E GOVERNA TODAS AS COISAS. ASSIM NOS ASSEGURA TAMBÉM O ESCRITOR AOS HEBREUS (HEBREUS 6.10): “PORQUE DEUS NÃO É INJUSTO PARA FICAR ESQUECIDO DO VOSSO TRABALHO E DO AMOR QUE EVIDENCIASTES PARA COM O SEU NOME”.
 A IGREJA CRISTÃ ESTARÁ SEMPRE NA CONTRAMÃO DOS INTERESSES QUE GOVERNAM ESTE MUNDO. PORTANTO, DESDE OS TEMPOS BÍBLICOS ELA TEM SOFRIDO OPOSIÇÃO DOS PODEROSOS QUANDO NÃO ESTÁ ALINHADA COM SEUS INTERESSES. A IGREJA NÃO PODE NUNCA PERDER DE VISTA QUE O SEU ALVO NÃO É AGRADAR A HOMENS OU SISTEMAS, MAS AO SEU SENHOR! FOI ASSIM QUE OS APÓSTOLOS, OS PAIS DA IGREJA, OS PRÉ-REFORMADORES E REFORMADORES, ALÉM DE SIMPLES CRISTÃOS E CRISTÃS ANÔNIMOS NA HISTÓRIA, MANTIVERAM FIRME A CONFISSÃO, A FÉ E A PERSEVERANÇA NA CAUSA DO EVANGELHO, APESAR DOS PERIGOS E DAS AMEAÇAS QUE SOFRIAM.
ASSIM, IRMÃOS, O SENHOR TAMBÉM NOS EXORTA A PERMANECERMOS FIRMES E PERSEVERANTES NA NOSSA CAMINHADA DIÁRIA, LEVANDO SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO QUE ESTE DEUS EXTREMAMENTE JUSTO HÁ DE RECONHECER E RECOMPENSAR TODO O NOSSO ESFORÇO. NÃO QUEREMOS COM ISSO DIZER QUE O ESFORÇO HUMANO PODE VINDICAR PARA SI O FAVOR DIVINO, MUITO MENOS A SALVAÇÃO, MAS QUE A GRAÇA DE DEUS QUE NOS SALVOU E NOS DEU UMA NOVA VIDA EM JESUS CRISTO , NOS IMPULSIONA A BUSCAR UMA VIDA QUE LOUVE E DIGNIFIQUE O NOME DO SENHOR QUE NOS REDIMIU GRACIOSAMENTE. NÃO NEGOCIEMOS A NOSSA FÉ. PERSEVEREMOS NAQUELE QUE TEM O CONTROLE SOBRE TUDO E SOBRE TODOS!

·       MANTENHA O PRIMEIRO AMOR (VS 4-5)
“TENHO, PORÉM, CONTRA TI QUE ABANDONASTE O TEU PRIMEIRO AMOR.   LEMBRA-TE, POIS, DE ONDE CAÍSTE, ARREPENDE-TE E VOLTA À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS; E, SE NÃO, VENHO A TI E MOVEREI DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO, CASO NÃO TE ARREPENDAS.”
APESAR DA SUA LUTA E DA SUA PERSEVERANÇA, OS EFÉSIOS TINHAM SE ESQUECIDO DO ESSENCIAL. A DESPEITO DE TODOS OS SEUS ESFORÇOS, JESUS IDENTIFICA UMA FALHA FUNDAMENTAL NA VIDA E NA CONDUTA DAQUELA COMUNIDADE. ESSA FALHA É TÃO IMPORTANTE QUE, SE NÃO FOR CORRIGIDA, PODE LEVAR ATÉ MESMO AO DESAPARECIMENTO DA IGREJA! QUE FALHA É ESSA?
JESUS EXORTA AOS EFÉSIOS QUANTO À NECESSIDADE DE VOLTAREM AO PRIMEIRO AMOR. ELES HAVIAM ESQUECIDO DO QUE ERA REALMENTE IMPORTANTE. O PRIMEIRO AMOR, COMO JÁ VIMOS, É AQUELA DISPOSIÇÃO PRIMEIRA DO NOSSO CORAÇÃO, É AQUELA PREDILEÇÃO SUPREMA DO NOSSO SER QUE VEM ANTES DE TODAS AS COISAS. TUDO O MAIS ESTÁ SUBORDINADO A ELA E NADA SUPLANTA A SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSA VIDA. OS CRISTÃOS DE ÉFESO HAVIAM SE ESFORÇADO TANTO NA PERSEVERANÇA, MAS HAVIAM PERDIDO ESSA DISPOSIÇÃO PRIMEIRA PARA O SENHOR.
A HISTÓRIA DE ISRAEL TAMBÉM TEM ESTES MESMOS TRAÇOS. DURANTE TODO O RELATO DO ANTIGO TESTAMENTO, ENCONTRAMOS PERÍODOS E EPISÓDIOS ONDE O POVO ESTAVA PERTO DAS COISAS DE DEUS, MAS LONGE DELE. A EXEMPLO DO QUE JESUS CENSUROU NOS FARISEUS QUE DAVAM “O DÍZIMO DA HORTELÃ, DO ENDRO E DO COMINHO E TENDES NEGLIGENCIADO OS PRECEITOS MAIS IMPORTANTES DA LEI: A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FÉ” (MATEUS 23.23), ELES CUIDAVAM COM ZELO DOS ASPECTOS SECUNDÁRIOS DA RELIGIÃO, MAS ESQUECIAM DO PRIMEIRO AMOR, DAS PRIMEIRAS COISAS, DAQUILO QUE REALMENTE IMPORTAVA. NOS TEMPOS DO PROFETA JEREMIAS, ELE CONSTATOU: “ASSIM DIZ O SENHOR: LEMBRO-ME DE TI, DA TUA AFEIÇÃO QUANDO ERAS JOVEM, E DO TEU AMOR QUANDO NOIVA, E DE COMO ME SEGUIAS NO DESERTO, NUMA TERRA EM QUE SE NÃO SEMEIA.... QUE INJUSTIÇA ACHARAM VOSSOS PAIS EM MIM, PARA DE MIM SE AFASTAREM, INDO APÓS A NULIDADE DOS ÍDOLOS E SE TORNANDO NULOS ELES MESMOS”.

NÓS TAMBÉM CORREMOS ESTE RISCO. NÃO SÃO POUCAS AS VEZES EM QUE OS PROBLEMAS DESTA VIDA E OS CUIDADOS DESTE MUNDO TENTAM SOBREPUJAR EM NOSSO CORAÇÃO A IMPORTÂNCIA QUE SÓ O SENHOR DEVE TER. SE NÃO CUIDARMOS INCESSANTEMENTE DE CULTIVAR NOSSO AMOR AO PAI ATRAVÉS DA NOSSA VIDA DEVOCIONAL, DA NOSSA PRÁTICA DIÁRIA DOS VALORES DO EVANGELHO E DA NOSSA ESPERANÇA NO CRISTO QUE VAI VOLTAR, TAMBÉM PODEREMOS SER ARREBATADOS POR ESTE ERRO. ATÉ MESMO O ATIVISMO RELIGIOSO, TRAVESTIDO DE COMPROMISSO CRISTÃO, PODE SER UM PERIGO PARA A NOSSA MANUTENÇÃO CONSTANTE DO PRIMEIRO AMOR.
·       TENHA CUIDADO DA SÃ DOUTRINA (VS 6-7)
“ TENS, CONTUDO, A TEU FAVOR QUE ODEIAS AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS, AS QUAIS EU TAMBÉM ODEIO.   QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: AO VENCEDOR, DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÁRVORE DA VIDA QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS.”
ALÉM DA BUSCA DA PERSEVERANÇA E DA MANUTENÇÃO DO PRIMEIRO AMOR, O TEXTO FAZ UMA OUTRA EXORTAÇÃO A TODA A COMUNIDADE CRISTÃ NAS PALAVRAS DE JESUS À IGREJA DE ÉFESO: TENHA CUIDADO DA SÃ DOUTRINA. ESSA EXORTAÇÃO APARECE NA MENÇÃO QUE O ELE FAZ À RESISTÊNCIA DOS EFÉSIOS ÀS IDÉIAS E DOUTRINAS DOS NICOLAÍTAS, AS QUAIS JÁ SALIENTAMOS. ESTA RESISTÊNCIA É ELOGIADA E CONTADA COMO MÉRITO A ELES. JESUS DIZ AINDA QUE ESSA RESISTÊNCIA É IDENTIFICADA COM ELE MESMO, QUE TAMBÉM REPROVA AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS.
ESTA SEMPRE FOI UMA DAS QUESTÕES MAIS DELICADAS EM TODA A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO. DESDE OS TEMPOS APOSTÓLICOS AS HERESIAS E AS DETURPAÇÕES DA SÃ DOUTRINA SEMPRE TENTARAM ENCONTRAR LUGAR NO SEIO DA IGREJA. PODEMOS VER NAS CARTAS DE PEDRO, JOÃO E, SOBRETUDO, PAULO REFLEXOS DA LUTA DOS APÓSTOLOS COM OS PRIMEIROS PENSAMENTOS EQUIVOCADOS ACERCA DO EVANGELHO DE CRISTO QUE SE LEVANTARAM SOBRE OS CRISTÃOS DO SÉCULO I.
NO ENTANTO, É INTERESSANTE NOTAR QUE A ATITUDE APOSTÓLICA ERA FIRME CONTRA A HERESIA, PORÉM, AMOROSA QUANTO ÀS PESSOAS. TANTO QUE AO ACONSELHAR O JOVEM MINISTRO TIMÓTEO A COMO LIDAR COM OS DIVERGENTES, O APÓSTOLO PAULO DIZ: “ORA, É NECESSÁRIO QUE O SERVO DO SENHOR NÃO VIVA A CONTENDER, E SIM DEVE SER BRANDO PARA COM TODOS, APTO PARA INSTRUIR, PACIENTE, DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO OS QUE SE OPÕEM, NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS LHES CONCEDA NÃO SÓ O ARREPENDIMENTO PARA CONHECEREM PLENAMENTE A VERDADE, MAS TAMBÉM O RETORNO À SENSATEZ, LIVRANDO-SE ELES DOS LAÇOS DO DIABO, TENDO SIDO FEITOS CATIVOS POR ELE PARA CUMPRIREM A SUA VONTADE.” (2TIMOTEO 2.24-26)
NOS DIAS EM QUE VIVEMOS, HÁ TAMBÉM DIVERSOS PERIGOS PARA A SÃ DOUTRINA, A BOA E SAUDÁVEL INTERPRETAÇÃO DAS SAGRADAS ESCRITURAS. MUITO SE FALA EM LIBERALISMO E FUNDAMENTALISMO, MAS A VERDADE É QUE AMBOS, TANTO UM EXTREMO QUANTO O OUTRO, SÃO NOCIVOS À FÉ CRISTÃ. O CHAMADO LIBERALISMO LEVA O CRENTE A CONFUNDIR O EVANGELHO COM DOUTRINAS HUMANAS, NA ÂNSIA DE FAZÊ-LO COERENTE COM A RAZÃO. POR OUTRO LADO, O FUNDAMENTALISMO COM A SUA VISÃO LITERALISTA E EXCLUSIVISTA TENDE A BITOLAR OS CRENTES, TIRANDO A RELEVÂNCIA DA MENSAGEM DO EVANGELHO PARA TODOS OS TEMPOS E ÉPOCAS E, PIOR AINDA, TENDE A TRANSFORMÁ-LOS EM SERES REFRATÁRIOS E VIOLENTOS QUANTO ÀS PESSOAS QUE PENSAM DIFERENTE. ASSIM, SEGUINDO O EXEMPLO BÍBLICO, NÃO NOS DEIXEMOS LEVAR POR UM EXTREMO OU OUTRO. SEJAMOS FIRMES E INTOLERANTES CONTRA AS HERESIAS E PACIENTES COM OS HEREGES!

QUE DEUS EM CRISTO JESUS NO AMOR DO ESPÍRITO SANTO NOS TRANSBORDE EM SEU AMOR, AMÉM.  

Comentários