BREVE ESTUDO INICIAL SOBRE O APOCALIPSE






"Escatologia" é o estudo das últimas coisas  e acontecimentos.
v  O livro profético do apocalipse é composto de 22 capítulos, 404 versículos, 12000 palavras.
Nos três primeiros capítulos do livro fala a respeito da igreja ainda na terra, em todas as épocas.
A partir do quarto capítulo, a igreja já se encontra no céu, enquanto que na terra os ímpios estão sendo assolados pela grande tribulação.
v Capítulo 1.1. Aqui se trata de uma revelação que o Senhor Jesus mostrou ao seu servo João cerca dos eventos e coisas concernentes, à:
1.     A igreja na terrra (capítulos 1,2 e 3);
2.     Os eventos no céu (a igreja já estando na festa das bodas, capítulos 4 e 5);
3.     Os eventos da grande tribulação na terra ( 70 semanas de Daniel, capítulos 6-19);
4.     Os eventos do milênio (capítulo 20);
5.     Os eventos do novo céu e da nova terra (capítulos 21 e 22).


v Capítulo 1.2,3. Aqui há uma bênção para os que lêem, ouve e guarda a palavra do Senhor.
Não basta ler ou ouvir; o ponto crucial para vivermos debaixo da bênção é praticar a palavra do Senhor.
v  Capítulo 1.4. Essas igrejas representa a totalidade da igreja do Senhor em toda a terra e em todos os tempos e em todas as fases da igreja. O nº 7 significa a totalidade, a plenitude.
v Os sete espíritos  que estão diante do trono. Não existem sete espíritos no sentido de quantidade. Aqui fala da pluralidade das funções,  realizações e operações do Espírito Santo, como registrado em Isaías 11.2.  Portanto, se trata da perfeição, plenitude e operação do Espírito Santo.
v Capítulo 1.5. ‘ Fiel Testemunha’: Jesus Cristo é a expressão exata e gloriosa da palavra de Deus, do amor de Deus, da graça de Deus. Jesus é a revelação de Deus aos homens. Tornando visível e acessível o plano de Deus aos homens. Jesus é a fiel testemunha para Israel.
v  ‘Primogênito dentre os mortos’: Aquele que ressuscitou em corpo glorificado, não mais sujeito a morte. Jesus é o primogênito dentre os mortos para a Igreja.
v  ‘ O soberano dos reis da terra’: Aqui fala do domínio total do Senhor Jesus sobre os poderes do mundo físico e espiritual. Jesus é o dominador e juiz para os ímpios.
v  ‘Aquele que nos amam e nos lavou com o seu sangue’: A lógica seria lavar e depois amar. Jesus nos amou, mesmo sendo inimigos e nos lavou com o seu sangue.
v  Capítulo 1.6. ‘ Nos fez um reino de sacerdotes’: O serviço do sacerdote é oferecer continuamente sacrificio ao Senhor e abençoar o povo. Na época do rei Davi, havia 24 turnos de sacerdotes no qual em todas as 24 horas estavam oferecendo sacrifícios ao Senhor. É aquilo que relata em levítico 6.13. “ o fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará”. Cada cristão é um sacerdote de Deus.

v  Capítulo 1.7. ‘Eis que vem com as nuvens’: Hoje o mundo conhece a Cristo pela vida da igreja e a revelação do Espírito Santo. Jesus virá visivelmente, juntamente com a igreja a fim de restaurá Israel e aniquilar     o anticristo (governo mundial) e o falso profeta (líder espiritual mundial da igreja apostata e das religiões), e prender por mil anos o inimigo das nossas almas, satanás. Na primeira oportunidade, Cristo veio como o cordeiro de Deus para tirar os nossos pecados. Agora Ele vem juntamente com sua igreja em glória e todo o poder, com a missão de juiz universal. É o momento de estabelecimento do magnífico Reino da paz e justiça. 
   Que Deus em Cristo na sabedoria do Espírito Santo nos revele as suas profundezas, amém! Aleluia! Maranata!

Comentários