BREVE ESTUDO INICIAL SOBRE O APOCALIPSE

  
Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas APOCALIPSE 1.9-20)..


JESUS CONSOLA AS IGREJAS EM SUAS TRIBULAÇÕES

JOÃO COMPANHEIRO DAS IGREJAS:
 NA TRIBULAÇÃO. SIGNIFICA DIZER QUE TODO O FILHO DE DEUS PRECISA ENTRAR NO SEU REINO ATRAVÉS DE MUITAS TRIBULAÇÕES. ALIÁS, SÃO AS TRIBULAÇÕES QUE SEPARA OS SERVOS DE DEUS DOS QUE NÃO SÃO DE DEUS. SÃO OS VENTOS DA TRIBULAÇÃO QUE SEPARA A PALHA DO TRIGO.
 NO REINO. TODO O QUE NASCE DE NOVO, PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO SANTO, É PORTADOR DO REINO DE DEUS. ESTE REINO É ESPIRITUAL, E SÓ FAZEM PARTE DELE AQUELES QUE FORAM LAVADOS NO SANGUE DE JESUS CRISTO. NÃO SE ENTRA NO REINO DE DEUS À BASE DE DINHEIRO, AMIZADE, FAVORES, INFLUÊNCIA, STATUS ,ETC. SÓ EXISTEM UMA PORTA PARA ESTE REINO, JESUS CRISTO.
 NA PERSEVERANÇA. A PERSEVERANÇA DA FÉ NO SENHOR JESUS NÃO É UMA OPÇÃO, MAS UMA CONDIÇÃO PARA HERDAR A VIDA ETERNA. O DIABO TEM SIDO PERSEVERANTE NA TENTATIVA DE DESTRUIR A FÉ DO CRISTÃO. O INIMIGO PERSEVERA COM AS DÚVIDAS PARA TENTAR NEUTRALIZAR A NOSSA FÉ. E NÓS PERSEVERAMOS COM A FÉ PARA NEUTRALIZAR AS DÚVIDAS. SÓ PERSEVERA OS QUE SÃO NASCIDOS DE DEUS, QUE TIVERAM UM ENCONTRO PESSOAL COM O SENHOR JESUS. DEUS NUNCA PERMITE QUE SEJAMOS PRESOS EM NOSSA PRÓPRIA “ILHA DE PATMOS” POR ACASO. SEMPRE QUE SOMOS LEVADOS A CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS E HUMILHANTES, É PORQUE ELE QUER FALAR CONOSCO. ELE ATRAVESSA UM PERÍODO DE GRANDE SOFRIMENTO.
JOÃO FICOU EXILADO NA ILHA DE PATMOS “POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO”.
O ZELO PELA PALAVRA E A PREGAÇÃO DO EVANGELHO SEMPRE SERÃO ACOMPANHADOS PELA OPOSIÇÃO DAQUELES QUE AMAM A SUA VIDA NO MUNDO MAIS DO QUE A DEUS..
 JOÃO TEVE MEDO.
QUANDO CRISTO DIZ “NÃO TEMAS” ASSEGURA QUE A SUA PRESENÇA É MUITO MAIS ACOLHEDORA PARA A IGREJA QUE ATERRADORA. SEU PROPÓSITO É CUIDAR PASTORALMENTE DE SUAS IGREJAS, NÃO DESTRUÍ-LAS.                                                                                                                   JESUS PASTOREIA AS SUAS IGREJAS .                                                          JOÃO PÔDE OUVIR UMA GRANDE VOZ! JOÃO EXPLÍCITA QUE ESTA GRANDE VOZ É “COMO” SOM DE TROMBETA. O CONTEXTO LITERÁRIO DE APOCALIPSE É REPLETO DE SÍMBOLOS E COMPARAÇÕES. ISSO SE DÁ PELO FATO DO APÓSTOLO NÃO CONSEGUIR EXPRIMIR PRECISAMENTE AS GRANDEZAS DE CRISTO. POR ESSAS RAZÕES, ELE FAZ USO DE COMPARAÇÕES E SÍMBOLOS. É MAIS OU MENOS COMO JESUS FEZ USO DE PARÁBOLAS PARA EXPLICAR AS GRANDEZAS DO CÉU,AS MENSAGENS DE DEUS.           OUTROSSIM, QUANDO JOÃO OUVIU A VOZ, ELE VOLTOU PARA VER QUEM ERA. AO FIXAR OS OLHOS, ELE VIU SETE CASTIÇAIS DE OURO. ELE BEM que PODERIA TER VISTO O DONO DA VOZ, PORÉM, ELE VIU A IGREJA. ANTES DE ELE VER JESUS CRISTO GLORIFICADO, ELE VER A IGREJA. O QUE APRENDEMOS AQUI, É QUE SÓ É POSSÍVEL VER A CRISTO PELA VIDA DA IGREJA. DAÍ A GRANDE RESPONSABILIDADEDOS QUE FAZEM PARTE DA IGREJA E DOS SEUS DIRIGENTES.
ELE ESTÁ PRESENTE ENTRE OS CANDEEIROS (AS IGREJAS).
JESUS ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS. É INTERESSANTE QUE O SENHOR JESUS ANDA E NÃO PASSEIA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA VER E CUIDAR DA igreja.
 POR QUE SETE CANDEEIROS E NÃO UM SÓ? SETE SIGNIFICA A TOTALIDADE, O TODO, O PLENO. 
CADA IGREJA LOCAL REPRESENTA TODA A IGREJA UNIVERSAL. A IGREJA LOCAL É A IGREJA UNIVERSAL EM SUA EXPRESSÃO LOCAL. 
 A FUNÇÃO DOS CANDEEIROS ERA EMITIR LUZ NA ESCURIDÃO. JESUS COMPAROU A SUA IGREJA COMO SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (MT. 5:13-14). O SAL E A LUZ SÃO DOIS ELEMENTOS ÚNICOS, NÃO HÁ COMO SUBSTITUÍ-LOS, É INDISPENSÁVEL A  PRESENÇA DESTAS SUBSTÂNCIAS EM NOSSAS VIDAS NO DIA A DIA. JESUS ESTAVA COMPARANDO ISTO COM SUA IGREJA, QUE ESPIRITUALMENTE É ÚNICA NA TERRA, ISTO É IMPORTANTE, PORÉM, GERA UMA GRANDE RESPONSABILIDADE. O CRENTE FAZ A DIFERENÇA ELE É SAL, PARA SER SENTIDO, PARA DAR SABOR, PARA CONSERVAR, E TEM QUE SER AUTENTICO. SAL É SAL, NÃO HÁ OUTRA OPÇÃO OU É SAL OU NÃO VALE NADA, SÓ SERVE PARA SER JOGADO NO LIXO. O CRENTE É LUZ (MT 5:13). AS PESSOAS SEM JESUS SÃO COMPARADAS COMO LÂMPADAS DESLIGADAS , SEM ENERGIA, ESTÃO APAGADAS NÃO TEM LUZ, E, LÂMPADA APAGADA É INÚTIL, POIS NÃO DESEMPENHAM O SEU PAPEL, POR ESTE MOTIVO JESUS OBSERVA OS QUE ESTÃO NELE SÃO LUZ E BRILHAM NO MUNDO, SÃO ÚTEIS, ABENÇOAM, CONVENCEM, TEM PODER E O BRILHO E A ENERGIA QUE VEM DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. JESUS DISSE: “ VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO”; NOSSA RESPONSABILIDADE É MUITO GRANDE, LUZ SE DESTACA É VISTA AO LONGE E NÃO TEM COMO SE ESCONDER. QUE DEUS NOS ABENÇOE, QUE POSSAMOS PROJETAR A GLÓRIA DE DEUS NESTE MUNDO TENEBROSO TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA.
 
ELE TEM NA SUA MÃO AS SETE ESTRELAS (OS ANJOS DAS IGREJAS - PASTORES) PARA OS ANJOS DAS IGREJAS É UM CONSOLO QUE JESUS OS  SUSTENTAM NAS SUAS MÃOS. POR OUTRO LADO, ESTAR NAS MÃOS É ESTAR TOTALMENTE NA DEPENDÊNCIA DO SENHOR.É PRESTAR-LHE CONTAS E DEPENDER DELE PARA TUDO.
 JESUS LHES REVELA A SUA GLÓRIA 
OUVIR A PALAVRA DE DEUS É CONHECER A GLÓRIA DE CRISTO!
A VISÃO QUE JOÃO TEM E QUE O LEVA AO DESMAIO, É UMA VISÃO DA PESSOA DE JESUS CRISTO, O DEUS SOBERANO E TODO PODEROSO. 
COMO CRISTO SE APRESENTA NA VISÃO?                      
VESTES TALARES E OURO
SÃO VESTES SACERDOTAIS E QUE REFLETEM SUA DIGNIDADE. DIGNIDADE SACERDOTAL
 ELE MINISTRA ÀS IGREJAS.
 ELE INTERCEDE PELAS IGREJAS.
CABELOS BRANCOS E OLHOS DE FOGO. 
UMA COMPARAÇÃO COM DANIEL 7.9. JESUS É DEUS ASSIM COMO O PAI É. ELE É ONISCIENTE (ELE TEM OLHOS QUE VÊEM TUDO), ENXERGANDO TUDO O QUE ACONTECE COM AS IGREJAS, O QUE LHE AGRADA E O QUE LHE DESAGRADA.
INSTRUMENTOS DO SEU JUÍZO E DE SUA CONQUISTA.
 PÉS DE BRONZE POLIDO E VOZ DE MUITAS ÁGUAS.
DUAS EXPRESSÕES DE SUA FORÇA E PODER.

ELE TEM NA BOCA UMA ESPADA AFIADA. A ESPADA É A PALAVRA DE DEUS.  A ESPADA CORTA PROFUNDAMENTE (HB 4.12).                                                                                    
A ESPADA FERE AS NAÇÕES IMPENITENTES. SAI DA SUA BOCA UMA ESPADA AFIADA, PARA COM ELA FERIR AS NAÇÕES; E ELE MESMO AS REGERÁ COM CETRO DE FERRO E, PESSOALMENTE, PISA O LAGAR DO VINHO DO FUROR DA IRA DO DEUS TODO-PODEROSO.
 A SUA PALAVRA É SEMPRE OPORTUNA E DOUTRINADORA. OPORTUNA PORQUE FALA ÀS NECESSIDADES DO MOMENTO; E DOUTRINADORA PORQUE PREPARA E INSTRUI AS IGREJAS PARA TODOS OS DESAFIOS DA FÉ.
JOÃO NOS ENSINA EM 1 JOÃO 2.27 QUE A UNÇÃO É A PRÓPRIA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA, HABITANDO OS CORAÇÕES DOS CRENTES. ELE NOS ENSINA PESSOALMENTE.
ESTE PAPEL TAMBÉM PASSA POR LEVAR A IGREJA A APRENDER SOBRE O QUE ELA AINDA NÃO APRENDEU A OUVIR E ENTENDER. O ANJO DA IGREJA DEVE ANUNCIAR-LHE TODO O CONSELHO DE DEUS (AT. 20.27,32).
AS CARTAS ÀS IGREJAS NOS SURPREENDEM COM SUAS REPREENSÕES E COMO SÃO DIRETAS EM APONTAR OS SENTIMENTOS DE DEUS QUANTO AOS NOSSOS DESLIZES ESPIRITUAIS QUE SE TORNAM ATÉ MESMO CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DAS IGREJAS.
 
NO ROSTO, O BRILHO DO SOL.
 A GLÓRIA DO CRISTO EXALTADO. AQUELE QUE VEM COM AS NUVENS.
 ESTEVE MORTO E AGORA VIVE.
É AQUELE QUE CARREGA A VITÓRIA COMO SELO.
TEM AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO.
 ELE PODE REVERTER A MORTE EM VIDA. A SALVAÇÃO E A RESSURREIÇÃO.
 ELE PODE CONDENAR AO INFERNO.
CONCLUSÃO:
AO VER JESUS NA SUA GLÓRIA, JOÃO CAI AOS SEUS PÉS COMO UM MORTO (DESMAIA).
ADORAR A DEUS É ALGO MUITO SÉRIO E responsável. QUEM PODE PERMANECER DIANTE DESTE DEUS SANTO? jesus cristo é SANTO! totalmente santo! aleluia! (ISAIAS 6). 
cristo nos tornou aceitos diante de deus mediante o seu sangue espargido na cruz. 
jesus cristo é: o senhor justiça nossa, aleleuia!
que deus em cristo e na unção do santo espirito nos conduza à plenitude da sabedoria que vem do céu, amém.

Comentários