SOMOS TODOS UM EM CRISTO




A BÍBLIA DIZ EM GÁLATAS 3:28 "NÃO HÁ JUDEU NEM GREGO; NÃO HÁ ESCRAVO NEM LIVRE; NÃO HÁ HOMEM NEM MULHER; PORQUE TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS."
O RACISMO É UM PECADO. A BÍBLIA DIZ EM TIAGO 2:8-9 "TODAVIA, SE ESTAIS CUMPRINDO A LEI REAL SEGUNDO A ESCRITURA: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, FAZEIS BEM. MAS SE FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS, COMETEIS PECADO, SENDO POR ISSO CONDENADOS PELA LEI COMO TRANSGRESSORES."
TODOS OS HOMENS TÊM O MESMO SANGUE. A BÍBLIA DIZ EM ATOS 17:26 "E DE UM SÓ FEZ TODAS AS populações DOS HOMENS, PARA HABITAREM SOBRE TODA A FACE DA TERRA, DETERMINANDO-LHES OS TEMPOS JÁ DANTES ORDENADOS E OS LIMITES DA SUA HABITAÇÃO."
DEUS ACEITA AS PESSOAS DE QUALQUER população, CULTURA E NAÇÃO. A BÍBLIA DIZ EM ATOS 10:34-35 "ENTÃO PEDRO, TOMANDO A PALAVRA, DISSE: NA VERDADE RECONHEÇO QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS; MAS QUE LHE É ACEITÁVEL AQUELE QUE, EM QUALQUER NAÇÃO, O TEME E PRATICA O QUE É JUSTO."

Eu quero aproveitar essa data e discorrer em poucas linhas algumas ponderações sobre noções de raças do ponto de vista bíblico, biológico-científico e o ideológico. 
No século XVIII, a cor da pele foi considerada como critério fundamental e divisor de água entre as chamadas "raças".
No século XIX, acrescentou-se ao critério da cor outros critérios morfológicos como a forma do nariz, dos lábios, do queixo, do formato do crânio, o ângulo facial etc. para "aperfeiçoar" a classificação. No século XX, com o avanço e progresso da genética humana e suas ramificações de estudos e pesquisas, concluíram que o conceito raça não uma realidade biológica e sim apenas um conceito ideológico. Ou seja, biológica e cientificamente, as raças não existem. O que existem, sim, é o ser humano com suas diversidades criado à imagem e semelhança de Deus .É bem verdade que todos os indivíduos ou todas as populações não sejam geneticamente semelhantes, pois, os patrimônios genéticos são diferentes, entretanto essas diferenças não são suficientes para classificar-las em raças.
Raça, portanto, é conceito ideológico e fomentado no direito de hierarquizar uma escala de valores entre as chamadas raças. Resumindo: criaram o conceito ideológico de raças com o único intuito de erigir uma relação intrínseca(cor da pele e traços morfológicos) e as qualidades psicológicas, morais, intelectuais e culturais. Assim, os indivíduos da raça "branca" foram ideologicamente "decretadas" coletivamente superiores aos das raças "negra" e "amarela", em função de todos esses conceitos pre-concebidos erroneamente e com o pensamente de dominadores detentores das decisões e poder.
Portanto, raças não existem no conceito de Deus o criador de tudo e de todos como também não existem raças no conceito biológico-científico. Raça é um conceito carregado de ideologia e como todas ideologias, escondem em si a relação de poder e dominação, o que Deus os abominam.
Agora, só há um tipo de diferença conceituada por Deus: O justo e o injusto; o santo e profano; o que serve a Deus e o que não O serve; o que fala e vive a verdade e o que fala e vive a mentira. A diferença para Deus não é a cor da pele, de qual família pertence ou de qual classe social fazem parte e sim o agir justamente. Agir justamente é viver a vida de Jesus Cristo todos dias. Viver Jesus Cristo todos os dias é amar a Deus acima de qualquer coisa ou ser e ao próximo como a si mesmo.Se você alimenta algum sentimento racista e preconceituoso você está caminhando na contra-mão de Deus. Você está indo por um caminho sem volta. Eu te convido: Ande no caminho que é próprio Senhor Jesus e passarás alhar tudo e todos a sua volta a partir de uma visão cristã. 

Comentários