O PESCADOR, O ANEL E O REI


LEVANTANDO-SE CONTRA TI O ESPÍRITO DO GOVERNADOR, NÃO DEIXES O TEU LUGAR, PORQUE O ACORDO É UM REMÉDIO QUE AQUIETA GRANDES PECADOS (Eclesiastes 10.4).

ERA UMA VEZ UM VELHO PESCADOR QUE VIVIA O TEMPO TODO CANTANDO E ATRIBUINDO A DEUS TODA  A SOBERANIA E FEITOS NA TERRA. MESMO QUE DURANTE A PESCARIA NÃO TIVESSE UMA BOA PESCADA, MESMO ASSIM, HAVIA MOTIVO NO PESCADOR PARA ENALTECER A DEUS. ELE SEMPRE CANTAVA: VIVA DEUS E NINGUÉM MAIS, QUANDO DEUS NÃO QUER, NINGUÉM NADA FAZ. ESTA ERA O DIA A DIA DO PESCADOR. ELE ERA FELIZ.
UM DIA, O REI DAQUELE REINO SOUBE DA HISTÓRIA DO PESCADOR E QUE TUDO À DEUS ATRIBUÍA, RESOLVEU CHAMÁ-LO A SUA PRESENÇA A FIM DE QUESTIONÁ-LO PELA SUA INCONDICIONAL CONFIANÇA EM DEUS E ATRIBUIR A DEUS TODOS OS FEITOS. O REI NÃO ADMITIA ISSO E QUERIA PARTE DA GLÓRIA DE DEUS. HAJA VISTA SER UM REI ORGULHOSO E PREPOTENTE E QUE SE CONSIDERAVA IGUAL A DEUS EM PODER. ESSE REI NÃO APRENDEU QUE O PODER DE QUALQUER MONARCA É DADO POR DEUS E AGIA NESCIAMENTE.
O PESCADOR ATENDEU O CHAMADO DO REI E FOI AO PALÁCIO REAL, CANTANDO O SEU CANTO DE EXALTAÇÃO AO DEUS DO CÉUS E DA TERRA SEM DEMONSTRAR QUALQUER TIPO DE MEDO E TIMIDEZ, ANTES, REAFIRMOU A SUA INABALÁVEL FÉ.
O REI, ENTÃO DISSE: PESCADOR, VAMOS VER SE O TEU DEUS QUE TANTO PREZAS, É MAIS FORTE DO QUE EU! EIS AQUI O MEU ANEL REAL. ENTREGO A TI PARA QUE CUIDES DELE. SE DENTRO DE 15 DIAS TU DEVOLVERES O MEU ANEL INTACTO, TU GANHARÁS UM ENORME TESOURO, E NÃO PRECISARÁ TRABALHAR MAIS PARA SOBREVIVER. PORÉM, SE NO 15° DIA VOCÊ NÃO VOLTAR COM O ANEL, ORDENO OS MEUS CARRASCOS QUE ARRANQUE DO TEU PESCOÇO, A TUA CABEÇA! AGORA, PODES IR EMBORA.
O PESCADOR VOLTOU PARA SUA CASA COM O MESMO CONTENTAMENTO E CANTANDO, DIZIA: SOMENTE DEUS E NINGUÉM MAIS!
CHEGANDO EM CASA ENTREGOU O ANEL PARA A SUA ESPOSA QUE PROMETEU GUARDÁ-LO A "SETE CHAVES".
NO ENTANTO, TUDO ISSO ERA APENAS UM PLANO MALÉFICO PARA CAUSAR ALGUM AO PESCADOR POR CONTA DE SUA FÉ E CONFIANÇA EM DEUS.
ALGUM TEMPO DEPOIS, O REI ENVIOU UM DE SEUS EMPREGADOS DISFARÇADO DE MERCADOR, O QUAL FOI A CASA DO PESCADOR, QUANDO ESTE JÁ HAVIA SAÍDO PARA PESCAR.
O EMPREGADO DISFARÇADO, GRITOU: Ó DE CASA!
A SENHORA, ESPOSA DO PESCADOR ABRIU A PORTA.
-ENTÃO O CRIADO DISSE: EU SOU MERCADOR. VENDO E COMPRO ANÉIS. A SENHORA, POR ACASO, NÃO TEM AÍ PERDIDO PELAS GAVETAS UM ANELZINHO PARA VENDER PARA MIM? DOU UM BOM PREÇO POR ELE! E, LOGO A SEGUIR, MOSTROU-LHE MUITO DINHEIRO.
NO MOMENTO A SENHORA, DISSE QUE NÃO TINHA NENHUM ANEL, MAS, SURPRESA COM O TANTO DE DINHEIRO QUE O MERCADOR MOSTRAVA CAIU NA TENTAÇÃO E VENDEU O ANEL!

PELO FIM DA TARDE, O PESCADOR VOLTA PARA CASA CANTANDO A SOBERANIA DE DEUS E AGRADECENDO-LHE POR MAIS UM DIA.
CHEGANDO EM CASA, SOUBE DO QUE HAVIA OCORRIDO E FICOU PREOCUPADO E DISSE PARA SUA ESPOSA: VOCÊ NÃO VENDEU O ANEL E SIM A MINHA CABEÇA. SAIU CORRENDO, NA TENTATIVA DE ENCONTRAR O MERCADOR, SEM SUCESSO. A ESSA ALTURA O MERCADOR DISFARÇADO JÁ ESTAVA NO PALÁCIO, COM O REI QUE DEU-LHE ORDEM PARA JOGAR O ANEL EM ALTO MAR PARA QUE NINGUÉM PUDESSE ENCONTRÁ-LO.
O TEMPO PASSAVA, CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 15° DIA, QUE ERA DATA DE DEVOLUÇÃO DO ANEL PARA O REI.
MESMO TRISTE, SABENDO QUE A SUA VIDA ESTAVA POR TERMINAR, O PESCADOR MANTEVE A SUA CONFIANÇA EM DEUS, SEM DEIXAR DE ENALTECER-LO.
NO 14° DIA, O PESCADOR CHAMOU A SUA MULHER E DISSE-LHE: EU VOU MORRER. QUERO DESPEDIR DE VOCÊ COM UMA ÚLTIMA REFEIÇÃO. FAREI UMA BOA PESCARIA. LÁ FOI O PESCADOR EM DIREÇÃO AO MAR PARA FAZER SUA "ÚLTIMA" PESCARIA, SEM CONTUDO DEIXAR DE CANTAR E ENALTECER A SOBERANIA DE DEUS.
NESSE DIA, ELE PESCOU 50 PEIXES. VENDEU 49 NO MERCADO E O OUTRO PEIXE, LEVOU PARA SER PREPARADO PELA SUA ESPOSA PARA A "ÚLTIMA" REFEIÇÃO, ANTES DE MORRER. DURANTE A REFEIÇÃO HAVIA UMA MISTURA DE SENTIMENTOS, DESPEDIDAS, LÁGRIMAS... QUANDO, DE REPENTE O PESCADOR PERCEBE ALGO SÓLIDO EM SUA BOCA, QUE NÃO ERA PARTE DO PEIXE... O ANEL!!! O ANEL ESTAVA DENTRO DO PEIXE!!!
O PESCADOR LIMPOU O ANEL, E FOI EM DIREÇÃO AO PALÁCIO. SUBIU AS ESCADAS, CANTANDO A SUA PREFERIDA MÚSICA. FEZ UMA REFERÊNCIA PARA O REI, QUE FOI LOGO PERGUNTANDO: E ENTÃO, PESCADOR? AONDE ESTÁ O MEU ANEL?
E O PESCADOR, VITORIOSO: ESTÁ AQUI, MEU REI!
O REI FICOU BOQUIABERTO! NÃO PODIA ACREDITAR... TEVE DE ENTREGAR O TESOURO PARA O PESCADOR. ATÉ O REI ENTENDEU QUE SOMENTE DEUS E NADA MAIS. SOMENTE DEUS! SOMENTE DEUS É O ÚNICO DEUS E DONO DE TODO O PODER.
QUERIDOS E QUERIDAS, NUNCA PERMITA QUE AS AMEAÇAS, SEJAM ELAS QUAIS FOREM, LIMITAR A TUA FÉ E CONFIANÇA EM DEUS. 
NÃO ABRE MÃO DE DEUS! VIVA ELE A CADA MOMENTO! FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL, FAÇA FRIO OU CALOR, SEJA NOITE OU DIA... VIVA A VIDA EM DEUS E COM DEUS.   

Comentários