O MUNDO JAZ NO MALIGNO - PORÉM A IGREJA, NAS REGIÕES CELESTIAIS!

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (I João 5:19)
   
         
 TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. Nunca compreenderemos adequadamente o NT a não ser que reconheçamos o fato subjacente nele de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o maligno, e o seu poder controla o presente século mau (cf. Lc 13.16; 2 Co 4.4; Gl 1.4; Ef 6.12; Hb 2.14; ver Mt 4.10). (1) As Escrituras não ensinam que Deus hoje controla diretamente este mundo ímpio, cheio de gente pecaminosa, de maldade, de crueldade, de injustiça, de impiedade, etc. Deus não deseja, nem causa, de nenhuma maneira, todo o sofrimento que há no mundo; nem tudo quanto aqui ocorre procede da sua perfeita vontade (ver Mt 23.37; Lc 13.34; 19.41-44). 
Perguntaram para mim uma certa vez: " Se Deus existem, porque há tanta maldade na terra? -Eu respondi: Assim como a escuridão é a ausência da Luz, da mesma forma, a maldade no coração dos homens é a ausência de Deus, pois Deus é bondade. Esta ausência não partiu do afastamento de Deus dos homens, pelo contrário, os homens querem viver distantes de Deus. Veja o texto de João 3.18-20: Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus. E o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam expostas. A Bíblia indica que atualmente o mundo não está sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra seu governo e sob o domínio de Satanás. O mundo vive em um estado de rebelião contra Deus o tempo todo. 

Por causa dessa condição, Cristo veio a morrer (Jo 3.16) e reconciliar o mundo com Deus (2 Co 5.18,19). Nunca devemos afirmar que "Deus está no controle de tudo", a fim de nos esquivar-nos da responsabilidade de lutar seriamente contra o pecado, a iniquidade ou a mornidão espiritual. (2) Há, no entanto, um sentido em que Deus está no controle do mundo ímpio. Deus é soberano e, portanto, todas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle ou, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo. Esta autolimitação é apenas temporária, porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniquidade e o próprio Satanás (Ap 19,20). Somente então é que "Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Ap 11.15)
           
            “mundo jaz no maligno”, para entender melhor podemos simplificar, usando o termo sistema, ou seja, o sistema imperante no mundo é de procedência maligna, ou está a sob seu domínio.
Jaz: Essa expressão significa estar sob o poder, neste caso poder do mal, ser mantido em submissão pelo diabo. Indica “alguém” que aceita o domínio do mal e o aprova.
            Para entender melhor, temos que ler Rm 13, que no primeiro versículo DEUS nos orienta que toda às potestades ou autoridades ou poder, é constituída com seu consentimento ou permissão para cumprimento de um propósito ou profecia bíblica, como está acontecendo em nosso Brasil. Oremos por nós e pelo Brasil.
"TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)
      
     
 Então temos um sistema mundano onde o maligno domina no qual poderia dizer que no presente momento DEUS consente nesta dominação do mau.
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (II Coríntios 4:4)
            Por quê?
            JESUS delegou todo o poder a nós para rechaçar satanás e seus seguidores, esta é a prova que temos de vencer, somente sendo separado por DEUS ou nascido de DEUS, poderemos vencer o sistema e seu mentor, satanás.
“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1João 5:18)
            Aqui temos que entender que esse nascimento é aquele tratado por JESUS com Nicodemos, ou nascemos de novo quando recebemos CRISTO como SENHOR e SALVADOR das nossas vidas, passando a ser governado pelo ESPÍRITO SANTO, para podermos vencer o sistema que jaz no maligno.
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" (João 3:4)
            JESUS também falou:”Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele." (Marcos 12:17)
            Para vencermos o sistema e satanás devemos usar de compaixão, respeito, agir com amor, sem esperar retribuição.
            Respeitar as autoridades a legislação em tudo independente da circunstância, exceto quando essas autoridades nos ordenam a desobedecer a DEUS.
       
     
Porém existem muitos que estão sendo derrotados pelo sistema, ou seja, sonegam imposto, principalmente o imposto de renda, fazem contrabando, burlam a lei em benefício próprio, fazem manobras para fugir de um julgamento.
            Sempre quer dar um jeitinho, sempre oferecendo propina, recebendo propina quer um atalho para passar a frente dos demais, não respeita a integridade da PALAVRA DE DEUS, que nos orienta a buscar a santidade e respeitar e amar a todos que fazem parte deste sistema, porém não se contaminar com ele.
            O sistema oferece prazer, poder, riqueza, todos buscam ser famoso a qualquer custo, tentando burlar o sistema, contaminando-se nele e afastando-se de JESUS.
“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1:15)
            Sigamos em paz com os ensinamentos da BÍBLIA, sabendo que por nossa influencia pessoas (filhos, amigos ou simpatizantes), podem ser levados a morte espiritual e carnal.           

            O que devemos almejar é sentir e transmitir o amor ensinado por CRISTOinjetar o amor sem retribuição no sistema malignodar sem esperar nada em troca, amor ágape, às pessoas, ao governo, à sua empresa, à sua família...
"Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa." (Filipenses 2:2)
Essa é a ação que temos a tomar para vencer o sistema e não nos contaminar com ele, sonegando, roubando, traficando, mentindo, contrabandeando, matando, traindo, adulterando a PALAVRA DE DEUS levando seus praticantes a morte e ao inferno.
Queridos e queridas, nada do que está ficará como está.
Deus trará a juízo. gora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados. Porque Deus conduzirá a Juízo tudo quanto foi realizado e até mesmo o que ainda está escondido; quer seja bem, quer seja mal.(Eclesiastes 12.13,14)
Em épocas passadas, Deus não levou em conta essa falta de sabedoria, mas agora ordena que todas as pessoas, em todos os lugares, cheguem ao arrependimento. Porque determinou um dia em que julgará o mundo com o rigor de sua justiça, por meio do homem que para isso estabeleceu. E, quanto a isso, Ele deu provas a todos, ao ressuscitá-lo dentre os mortos!” Uns debocham, outros creem.(Atos 17.30,31)

O mundo está sob o maligno. 
A igreja não é do mundo, portanto, não está debaixo do sistema rebelde contra Deus, sua justiça e seu  amor.
A Igreja não recebeu o espírito do mundo para viver conforme o mundo. A igreja recebeu o Espírito Santo para viver conforme o Senhor Jesus Cristo. 
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2.6)

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.(1 João 2.15-18)


Que Deus em Cristo vos abençoe, na cobertura do Espírito Santo, amém! Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!



Comentários

Anônimo disse…
A vida de um cristão não é uma vida cômoda. Acredito ter situações até de martírio. Penso que o cristão ainda que alegre não é conformado com este mundo. Talvez uma das coisas que mais assusta um cristão é a sua percepção dos estragos que o maligno faz independente do perfil do vitimado. Uma menina me contou que sua avó, daquelas que deu toda sua vida para criar os filhos, rezava o terço todos os dias com um detalhe que revela o poder fulminante do maligno. Ela rezava o terço vendo novela da redeglobo. Aí eu disse para esta menina, tomara que sua avó persista neste comportamento. A menina me disse eu não estou te entendendo. E eu disse, é que eu quero apostar que sua avó vai vencer esta batalha. Não sei como, mas Deus sabe...:)